TENDÊNCIA. ESPAÇOS 09/01/2016

A reinvenção da varanda

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19078, 'email': 'elvesrabelo@opovo.com.br', 'nome': 'Elves Rabelo'}
Elves Rabelo elvesrabelo@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Larissa Ludmila busca um apartamento e, para ela, varanda é fundamental Nossas habitações tradicionais sempre trouxeram varandas como elemento importante de controle e adequação ao nosso clima

A varanda é parte da cultura de Fortaleza. Um espaço para armar a rede, olhar o movimento lá fora ou ajudar na ventilação. Também ganha novos significados para quem gosta de receber os amigos em casa, ou prefere usar a área para leitura ou, até mesmo, cultivar plantas. Versátil, a varanda permite reinvenções. Essa característica foi percebida, também, pelas construtoras, que passaram a apostar cada vez mais nos espaços.

 

A webwriter Larissa Feitosa fez questão de uma varanda em seu novo apartamento. O espaço foi um dos que mais pesou na decisão de compra. “É muito estranho (um apartamento sem varanda), pois dá a impressão de ser menor ainda”, relata. Ela ainda não se mudou para o novo lar, mas diz que pretende usar a varanda de maneira funcional. “Vai ser um ambiente de descanso e destinado a atividades da casa, como estender roupa, por exemplo. Só não dá para ser uma varanda gourmet, devido ao espaço pequeno”, brinca.


Para atender a essa nova demanda que as varandas se reinventaram e se transformaram no que conhecemos hoje por varandas gourmets, quando têm equipamentos de apoio como bancadas, churrasqueiras ou mesas, integrando-se à cozinha e se transformando em espaços gastronômicos.


Para Dayane Medeiro, Arquiteta da Construtora Colmeia, as varandas podem valorizar o preço de um imóvel, “pois hoje é um ambiente desejado dos apartamentos”. Segundo ela, as pessoas têm criado o hábito de receber os amigos em casa, por isso a varanda - agregada à área social do lar - cria um ambiente bem maior, tornando-o aconchegante.


A enfermeira Larissa Ludmila ainda não encontrou um imóvel para morar. Segundo ela, a varanda tem um papel fundamental na hora de realizar as pesquisas e fechar a compra. “É um espaço que traz charme ao ambiente, além de ser também um local para confraternização”. Na opinião dela, é interessante ter o item em casa, pois “ele acrescenta beleza e sofisticação ao imóvel”, diz.


Antes de fechar a compra, é bom ficar atento às questões ambientais como sol e vento, ressalta Osvaldo Souza, arquiteto-sócio da Cia. de Arquitetura. Ele explica que as varandas criam uma zona de conforto térmico e de transição para os ambientes internos, o que ajuda com as correntes de vento. “Nossas habitações tradicionais sempre trouxeram as varandas como elemento importante de controle e adequação ao nosso clima”, expõe.


COMO USAR


Aproveite bem

Além de receber amigos, as varandas podem ser utilizadas com várias outras funções. Dentre elas, para ambiente de leitura ou até mesmo como horta. Se o objetivo é social, uma boa opção é a instalação de churrasqueiras. Há varandas que comportam o equipamento embutido embaixo da pia. Se o espaço não for muito grande, dá para colocar um aparelho portátil. Pufes, sofás e cadeiras podem ser muito úteis para deixar o local confortável.

 

Se um ambiente para leitura estiver nos planos, o bom é que a localização do imóvel seja tranquila, mas se não for, vale a instalação de vidros à prova de ruídos. Uma vez calmo, crie um espaço acolhedor com poltronas, mantas e almofadas, para que a leitura do jornal matinal seja prazerosa.


Já se uma horta for a meta, vale a pena instalar uma pequena jardineira com dois ou três temperos. Para isso, o ideal é que a varanda receba luz solar e que dê para realizar as regas diárias.


Arthur de Castro, diretor da imobiliária Luciano Cavalcante, diz que a tendência atualmente são as varandas amplas e largas, que possuam apoio de pia e churrasqueira. O formato deve ser retangular, possibilitando comportar uma mesa para, no mínimo, quatro pessoas. (ER)

undefined

> TAGS: varanda
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis