MERCADO. CONDOMÍNIO 09/01/2016

Para onde vão as casas

notícia 2 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19074, 'email': 'atalasouza@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tala Souza'}
Átala Souza atalasouza@opovo.com.br
EVILÁZIO BEZERRA
Murilo Blaya e Érika Paula Farias: o condomínio de casas oferece segurança

Mais espaço e privacidade. São os principais atrativos enumerados por quem prefere morar numa casa – em detrimento de um apartamento. Em Fortaleza, as áreas de destaque para este tipo de imóvel se concentram principalmente no que ficou conhecido como região sul da cidade – em bairros como Água Fria, Cidade dos Funcionários, Sapiranga e Edson Queiroz. A Região Metropolitana também se sobressai, em municípios como Eusébio e Aquiraz.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (Sindimóveis), Robson Bizarria, a Região Metropolitana é uma tendência, em virtude da crescente facilidade de acesso.


Ele também lembra que, para quem prefere segurança e equipamentos disponíveis em um condomínio, a aposta é nas opções horizontais. “Percebemos uma forte ligação com o lazer em harmonia com a natureza, praças, jardins, tudo em um mesmo ambiente”.


É com este tipo de empreendimento que construtoras buscam investir no Eusébio, região onde há variedade de serviços em ascensão, como shoppings, escolas e supermercados, além de infraestrutura de acesso. A Mercurius Engenharia é uma das empresas que consideram as vantagens de investir no local e está no seu quarto empreendimento na cidade. O Villa Umbria que será lançado este ano tem 112 casas de alto padrão de 103,46 m². “Muitas pessoas buscam mais atrativos para evitar sair de suas residências, e os condomínios de casas fechados são ideais”, explica o diretor presidente da Mercurius, Dante Bonorandi.


Além do Eusébio, a cidade de Pacajus, a 50 km de Fortaleza, também recebe a atenção das construtoras, por causa da progressiva industrialização e oferta de serviços. “Esse perímetro é tido como o novo vetor de crescimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Sua proximidade com os principais polos de consumo ajuda a elevar, ainda mais, as perspectivas de um futuro grandioso”, explica Paula Frota, diretora geral da Urbania Internacional, empresa que investe em loteamento de unidades residenciais.

 

SAIBA MAIS

O QUE DIZ A LEI

O cliente que pretende comprar lote ou casa em condomínio fechado deve observar se está adquirindo imóvel em condomínio de casas (Lei n.º 4.591/64), ou se existe Lei Municipal concedendo a propriedade ao uso privativo das vias internas do condomínio.

 

POR ISSO, de acordo com Bernadete Espíndola, especialista em Direito Imobiliário, é necessário verificar as informações no cartório de imóveis competente, bem como se há ação judicial contra o condomínio (art. 22, da Lei n.º 6.766/79).

 

VANTAGENS DE MORAR EM CONDOMÍNIO FECHADO DE CASA

PRIVACIDADE - A distância entre as casas costuma ser maior que entre os apartamentos, além de não haver preocupação com ruídos acima ou abaixo do seu imóvel. Num condomínio, também há vantagem de se evitar visitas inconvenientes, como ambulantes e oportunistas.


SEGURANÇA- Assim como nos condomínios verticais, os horizontais costumam contar com estrutura de segurança - câmera, porteiro, segurança etc.


COMUNIDADE - interação social entre os moradores


LAZER - As construtoras investem em equipamentos de lazer nas áreas comuns do condomínio horizontal, o que sairia caro e exigiria bastante espaço numa casa individual.


ESPAÇO - Pelo mesmo preço, compra-se uma casa com área privativa maior que a de um apartamento

undefined

espaço do leitor
Dr. Mundico 09/01/2016 17:29
Só esqueceu de dizer que taxas prediais, impostos e manutenção de casas sempre são mais caras que apartamentos.
Luis H 09/01/2016 14:53
Codomínio de casas em Fortaleza passam uma SENSAÇÃO de segurança. A realidade é que a cidade está abandonada, os ladrões fazendo a festa. As cadeias lotadas não cabem mais ladrões, a polícia nem se liga mais pra prender simples assaltos, é só latrocínios e olhe lá... Assaltos na saída, nas esquinas. Quem podia melhorar para o povo não faz nada, políticos andam em carros blindados, nem sentem o medo que a população sente ao sair.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis