COMPRA. NOVO IMÓVEL 17/06/2015

Prepare-se para a primeira vez

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18866, 'email': 'beatrizsantos@opovo.com.br ', 'nome': 'Beatriz Cavalcante'}
Beatriz Cavalcante beatrizsantos@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
ORÇAMENTO. Leonardo divide apartamento com um amigo. Essa foi a forma de alugar um imóvel sem comprometer o orçamento
Compartilhar

Sair da casa dos pais e adquirir o primeiro imóvel. Esse era o desejo de Leonardo Araújo, 30, estudante de mestrado em Comunicação. Hoje ele mora em um apartamento alugado no Centro da Cidade. Com o sonho já realizado, ele ensina quem ainda não chegou lá: é preciso muita pesquisa.

 

“Comecei a rodar pelo lugar em que eu estava querendo comprar o imóvel e pegava o telefone de todos os anúncios de imóveis que eu via”, relembra Leonardo. Para quem ainda não tem tanta autonomia financeira, morar de aluguel com um amigo é uma alternativa, assim como faz o estudante.


Apolo Scherer, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), diz que para alugar o primeiro imóvel é necessário analisar bem os contratos, além de pesquisar na entidade se a imobiliária e o corretor de imóveis são credenciados. Isso evita surpresas desagradáveis.


“Se for o caso de comprar de construtora, tem que ver o histórico da empresa no mercado e também verificar se a construção tem registro de incorporação”, alerta Apolo. Mas, no caso de aluguel, o consumidor ainda tem que verificar as condições estruturais da unidade pretendida, visitar o imóvel em horários diferentes para conhecer a vizinhança e solicitar a vistoria completa da unidade. “Uma guia da vistoria deve ficar com o locatário”, diz.


Observar se há serviços por perto e ponto de ônibus também facilitam a vida de quem acaba de sair da casa dos pais, segundo indica Leonardo. “Como moro no Centro, realmente tem tudo por perto. E essa foi uma das minhas exigências na busca por uma casa. A sorte foi que a primeira que visitei já foi a que eu aluguei”.


Compra

Mas para quem está determinado a comprar, Apolo sugere solicitar o memorial descritivo do empreendimento, pois ele detalha tudo o que a construção terá quando ficar pronta. “O contrato de compra e venda também é importante. Nele, deve-se observar todas as cláusulas, que determinam as formas de pagamento, como prazos, condições e vencimentos”, analisa.

 

Welvio Cavalcante, advogado especializado em direito imobiliário, detalha os cuidados na compra de unidades usadas. “O conveniente é que o comprador verifique se não há nenhum ônus incidente sobre o imóvel, tirar certidões negativas do vendedor, fazer verificações se existem ações sobre o bem e se impostos como IPTU estão em dia”, avalia.


Se a compra for feita por meio de financiamento, pesquisar os juros que vão incidir sobre as parcelas. “Essencial consultar vários bancos, fazendo simulações, sem esquecer das taxas administrativas cobradas por eles. Mas, antes de tudo, o comprador deve se planejar para a compra para não comprometer mais de 30% da sua renda familiar”, ele conta.


Dicas


OBSERVAR localização do imóvel é uma dica para quem está saindo da casa dos pais. Ter tudo perto facilita a nova vida. É preciso muita pesquisa


CONTRATO de aluguel. Deve-se atentar para cláusulas do contrato; pedir uma guia da vistoria do bem e verificar se o corretor é idôneo


NA COMPRA observa-se se o empreendimento tem memorial descritivo. Atente também para os prazos de pagamentos que constam no contrato


CUIDADO para que o imóvel não tenha nenhum ônus ou qualquer ação incidente que possa atrapalhar compra ou aluguel

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis