VENDA. FINANCIAMENTO 03/06/2015

Como facilitar o financiamento do seu imóvel

notícia 0 comentários
Compartilhar


Para quem quer colocar seu imóvel à venda e contar com a possibilidade de o comprador financiá-lo deve estar atento a algumas dicas que facilitarão a negociação com os bancos. Não tem segredo, basta estar tudo nos conformes, tanto com relação a documentos, como parte estrutural do bem.


Verificar a documentação da unidade é a primeira atitude. Ou seja, o imóvel tem que estar devidamente descrito e registrado em um dos cartórios de registro da sua cidade. Fortaleza, por exemplo é zoneada em seis regiões e cada uma tem o seu respectivo cartório.


“O memorial descritivo tem que estar exatamente como o imóvel é. Às vezes, a pessoa vai financiar e não consegue porque o banco vai fazer a vistoria no local e constatam, por exemplo, que a medida do imóvel que consta na matrícula está diferente da realidade”, exemplifica Ronaldo Pippi, advogado do Centro de Apoio ao Corretor de Imóveis (Caci) do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE).


Outra questão que deve ser verificada é se você tem a permissão do seu cônjuge caso seja casado em regime de comunhão total ou parcial de bens. Nesse caso, Welvio Cavalcante, coordenador da subcomissão de locação de imóveis da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), alerta que deve ser preciso uma outorga compulsória do parceiro em relação à unidade. Ou seja, uma autorização do cônjuge que permita a venda.


E se o proprietário do imóvel casou e não registrou no cartório de imóveis essa união, as instituições financeiras irão barrar o financiamento. Portanto, para facilitar, deve-se regularizar essa situação, informando do casamento e do regime matrimonial em que se encontra. Além disso, não pode haver nenhuma ação reipersecutória em relação à unidade, ou seja, que reivindique a posse ou propriedade do bem.


“Não pode haver nenhuma restrição sobre o imóvel e o proprietário tem que tirar todas as certidões negativas nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, comprovando que está regular com suas obrigações”, alerta Welvio. Um exemplo é o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que deve estar sem restrições, e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deve estar quitado.


Estrutura


“Já peguei um caso de estar tudo certo com a casa, sem problema nenhum, mas a saída do esgoto, em vez do tubo de PVC ser 40, era 30. Eles tiveram que alterar a conformidade do tubo para fazer a vistoria novamente”, lembra Ronaldo. Para que o vendedor não tenha nenhum problema desse, basta seguir à risca as regras de desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para imóveis.


Como no caso dos ralos no banheiro. Se não houver, não financia. “A tubulação a gás encanada tem que ter, por exemplo. A Caixa Econômica Federal não financia imóvel que tenha botijão de gás dentro de casa. Tem que ter uma central”, ilustra Bertrand Girão, coordenador de vendas da César Rêgo Imóveis.


Ele ainda cita que em lugares onde tenham contato com água, como na pia e no banheiro deve haver um revestimento de cerâmica de pelo menos 70 cm de espessura para não gerar infiltração para o apartamento do vizinho. (Beatriz Cavalcante)


NÃO ESQUEÇA

NÃO PODE haver nenhuma restrição sobre o imóvel e o proprietário tem que tirar todas as certidões negativas

SERVIÇO


ONDE ESTÃO OS CARTÓRIOS


1º Ofício - Cartório Anderson Cysne

Onde: rua Tibúrcio Cavalcante, 718

Contato: 3261.7101


2º Ofício - Cartório Álvaro Melo

Onde: rua Dr. José Lourenço, 870 S-101

Contato: 3268.1900

 

3º Ofício - Cartório Manoel Castro Filho

Onde: rua 25 de março, 1037

Contato: 3226.3590


4º Ofício - Cartório Miranda Bezerra

Onde: rua Silva Paulet, 1180

Contato: 3224.6931


5º Ofício - Cartório de Registro de Imóveis

Onde: avenida Barão de Studart, 330

Contato: 3219.5050


6º Ofício - Cartório Lúcia Josino

Onde: rua Tibúrcio Cavalcante, 900

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis