CLASSE MÉDIA.EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS 14/01/2015

Verde que te quero

notícia 0 comentários
CAMILA DE ALMEIDA/ESPECIAL PARA O POVO
ENERGIA. A geração de energia é um dos pilares de sustentabilidade dos prédios da Idibra. Na foto, Green Life 3
Compartilhar

A classe média em Fortaleza vem aumentando a procura por empreendimentos sustentáveis. Geralmente jovens, essas pessoas preferem pagar um pouco mais e por mais tempo para ter acesso a esses imóveis.

 

“O público está mais consciente e é um pessoal mais novo. Durante o período de obra, eles financiam com a construtora e quando recebem as chaves fazem financiamento com o banco, que tem taxas menores. Então, são cerca de 30 anos pagando”, avalia Arthur de Castro, sócio-diretor da Viva Imóveis.


Guararapes, Cambeba e Edson Queiroz são bairros onde esses empreendimentos se concentram, com preços por m² de R$ 6,5 mil a R$ 9 mil, segundo avalia Castro, acrescentando que essa tendência verde surgiu há cerca de cinco anos.


Precursores dos imóveis sustentáveis e acessíveis à classe média, a Idibra, Incorporadora e Construtora Dias Branco, já possui três prédios da série Green Life. Para que a acessibilidade seja possível, o preço das práticas sustentáveis não foi repassado para o consumidor, diz Geraldo Magela Alves, diretor técnico da Idibra.


Nesse empreendimento, segundo Magela, é possível enumerar práticas sustentáveis: aerogeradores, placas solares e coleta seletiva. Do ponto de vista construtivo: vidros duplos, lages de concreto maciças e paredes em drywall.

 

Consciência

“As pessoas querem saber como é a geração de energia, a reutilização da água. No máximo, em três anos esse movimento no mercado vai ser mais forte”, estima o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE), Apollo Scherer.

 

E quem tem a consciência sustentável, às vezes, nem sabe que esses empreendimentos representam um custo médio no valor da obra de, no mínimo, 7%. Mas com a economia que se terá depois, nos custos condominiais, o retorno é percebido nos primeiros anos, estimam os especialistas. (Viviane Sobral)

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Imóveis