Mobile RSS

rss
Assine Já
São José 19/03/2013

O santo que rega a esperança do sertão

O POVO foi atrás das histórias de gente cuja devoção ao santo padroeiro é a única e inquestionável esperança na chuva que vai livrar da seca o sertão. De 9 a 19 de março, Dia de São José, comunidades inteiras se organizam em rezas e procissões ao santo milagreiro
EDIMAR SOARES
Morador da comunidade de São José, em Canindé, a 120,2 quilômetros de Fortaleza, o lavrador José Ivanildo Lopes Serafim, 60, se dirige aos céus e esperança um 19 de março banhado em chuva
Compartilhar


A terra foi revolvida em vão. Tratou de engolir as últimas sementes do fundo do saco, mas deu nada ainda, não. O sol é forte, afugenta a chuva, intimida os açudes e encolhe as cisternas, seca as mãos e os olhos de quem precisa plantar para comer. Mas é nessa terra, onde já não se instiga a viver sequer o capim do gado, que insiste sobreviver gente. Homens e mulheres ruminados pelo tempo que se botam no rumo da fé e por ela fazem escoar as esperanças de dias melhores quando o 19 de março chegar.


No dia do padroeiro do Ceará, São José, o povo todo espera a chuva, que anda difícil este ano. Veio tão de passagem que deu à seca ares de inesquecível. É a pior dos últimos 40 anos. “Tá braba a estiagem. Plantei milho, feijão, abóbora. Tudo perdi. Só não fico com raiva porque é determinado por Deus. Mas não custa nada rezar a São José, pedir que ele interceda pelo povo, pelo agricultor. Há de chover dia 19”, esperança o lavrador José Ivanildo Lopes Serafim, 60.


Não satisfeito em ter o nome em homenagem ao santo, foi morar na comunidade de São José, em Canindé, a 120,2 quilômetros de Fortaleza. A terra é de São Francisco das Chagas, mas dizem que, de 9 a 19 de março, quando se festeja São José, o outro santo baixa a guarda. “São 30 mil pessoas de todo canto nesses 9 dias de procissões, novenas e festa ao padroeiro. O povo vem pedir saúde e chuva. É o só o que o povo quer”, diz o membro do conselho da pastoral da Igreja de São José, Carlos André Marinho.


E se não chover? “Aí, moça, só Deus. A gente espera pela vontade dele”, responde José Valdo Bento, 72, outro agricultor que perdeu todas as três vezes em que plantou este ano, mas outro devoto José. “Ave Maria, se eu não vier para a procissão do dia 19. Vou acordar cedo, às 3 da manhã. Eu e minha mulher. São José é nosso padroeiro. Tenho ele no nome e na vida, sempre. Nem que a chuva não venha”, esclarece e emenda, com os olhos no céu: “Mas há de vir”.

 

E agora, José?


Em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, a fé em São José também se faz marcante. Por lá, ainda que o verde se exiba mais que em Canindé, os agricultores, com terras prontas, aguardam a chuva do dia 19. Querem fazer a procissão da madrugada com água “nos couros”.


É o que diz José Severino Goiana ou só Zé Goiana, da comunidade de São José. Aos 90 anos, capina a terra e vai à missa. “Todo ano vou. Se não fui, não lembro. Vou porque a gente precisa de chuva. Este ano, toda a cana que plantei com meus filhos morreu. As macaxeiras nem engrossaram. Um negócio desses só vi em 1958. Plantar no seco não dá. Vamos esperar São José”, diz o homem. Se não der chuva, “só Deus” para dividir os R$ 678 da aposentadoria pelo mês.


“Toda noite falo com Deus e São José. Peço bom tempo, um inverno bom, água, que é só isso que gente pobre precisa”, arremata. Se não vier água, nada de “e agora, José?”. “Não há dúvida para José, o santo, que Deus não cuide da resposta.”


ENTENDA A NOTÍCIA




São José é o padroeiro do Ceará. Ele foi o pai adotivo de Jesus. Passou os bons ensinamentos ao menino. Por isso, a imagem do santo sempre segura o menino Jesus. São José é padroeiro dos agricultores, dos trabalhadores e da família.

 

 

Multimídia


O Dia de São José é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:


Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.

Na rádio Globo/O POVO, o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.

 

Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show).

 

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/

OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).

 

> TAGS: são josé ceará seca
Luar Maria Brandão luar@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
VERA LÚCIA 19/03/2013 09:02
PARABÉNS PELAS MATÉRIAS DE HOJE!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
VERA LÚCIA 19/03/2013 09:00
QUERIDOS, AMEI ESSA MATÉRIA SOBRE SÃO JOSÉ. PARABÉNS PELO PORTAL O POVO! ELE É FÁCIL DE NAVEGAR . ATÉ O PESSOAL DA TERCEIRA IDADE CONSEGUE NAVEGAR FACILMENTE E VER TODAS AS NOTÍCIAS.CONTINUE BRILHANDO!!! ABRAÇOS FRATERNOS! FIQUE COM DEUS E SÃO JOSÉ.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: