Mobile RSS

rss
Assine Já
Ônibus no Centro 12/09/2012

Faixas prioritárias começam a funcionar segunda

As faixas prioritárias para transporte coletivo (BRS) começam a funcionar na próxima segunda-feira (17), nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador. Assim, será concluído o corredor Antônio Bezerra-Centro
FOTO: ANDRÉ SALGADO
Na Avenida do Imperador, serão reservadas as duas faixas mais à direita para o transporte público
Compartilhar

As famosas listras azuis já estão lá, demarcando o futuro espaço destinado ao transporte coletivo, nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador. A partir da próxima segunda-feira (17), começa a funcionar o Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - nas duas vias, concluindo o corredor que vai ligar o Terminal do Antônio Bezerra ao Centro de Fortaleza. Já estão em funcionamento as faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes.

Segundo a diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Calina Bertini, para que o corredor possa funcionar ainda faltam as sinalizações horizontais e verticais, além da instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. Serão seis abrigos novos na Avenida do Imperador e três na Tristão Gonçalves. A previsão inicial era de que o sistema fosse implantado no local no dia 3 de setembro.


Na Avenida do Imperador, serão reservadas as duas faixas mais à direita para o transporte público. A vantagem, com relação à avenida Bezerra de Menezes, é que o canteiro central vai separar o transporte coletivo do individual, dificultando o desrespeito ao BRS. Já na avenida Tristão Gonçalves, o corredor vai funcionar apenas na faixa da direita.


Os usuários de transporte público estão ansiosos pela mudança. “Fica excelente e bem organizado. Melhora até para os passageiros nas paradas, porque, muitas vezes, acontece de o ônibus passar direto por causa da confusão no trânsito”, comenta o camelô Antônio Costa.


“A tendência é melhorar, porque terá menos congestionamento”, avalia o comerciante Edivar Ribeiro, 60. A dona de casa Ana Paula Rodrigues, 29, diz que o BRS tem facilitado a vida dos passageiros. “Lá na (avenida) Bezerra de Menezes, eu passei de topic e achei bem mais rápido”, informa.

 

Funcionamento


Os corredores do Centro vão seguir as mesmas regras das faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes. Podem circular neles os ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Os demais veículos só poderão trafegar por 100 metros na faixa, para acessar estacionamentos ou fazer conversões à direita.


As linhas não serão divididas em grupos, como ocorre na avenida Bezerra de Menezes. Boa parte das paradas serão comuns. Nas paradas seletivas, haverá a sinalização do nome das linhas que podem fazer o embarque e desembarque no local. As faixas prioritárias também serão implantadas nas ruas Meton de Alencar e Padre Ibiapina.

 

ENTENDA A NOTÍCIA




A partir de segunda-feira (17), começam a funcionar as faixas prioritárias para transporte coletivo nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador, que serão interligadas ao Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - da avenida Bezerra de Menezes.

 

 

Saiba mais

 

Ainda não estão sendo aplicadas multas para quem desrespeita as faixas preferenciais para transporte coletivo.


Segundo a diretora técnica da Etufor, Calina Bertini, a fiscalização tem sido mais rigorosa “no estacionamento irregular e fila dupla”. Está sendo estudada a possibilidade de ampliar o trecho permitido para circulação de veículos individuais, que hoje é de 100 metros.


A aquisição dos aparelhos que vão fiscalizar o funcionamento do BRS está em fase de licitação e não tem data para começar a operar.

 

Compartilhar
espaço do leitor
fernando 13/09/2012 08:32
SÉRGIO ROCHA LIMA,concordo contigo em gênero,número e grau.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Vicente 12/09/2012 17:01
Como os motoristas que estão do lado esquerdo do canteiro central, poderão acessar vias ou estabelecimentos do lado direito? É impossível, justamente por conta do canteiro e pela conversão para a direita ser proibida. Espero que revejam isso, pois só 100m não dá.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Lucas 12/09/2012 16:21
se fosse SRO(sistema rápido de ônibus) ia aparecer alguem reclamando pq o termo e BRS e Não SRO
Este comentário é inapropriado?Denuncie
SÉRGIO ROCHA LIMA 12/09/2012 12:00
Queria saber se tamos na Inglaterra ou nos EUA,para essas faixas se chamarem BRS(bus rapid sistem)!!! Não poderiam se chamarSRO(sistema rápido de ônibus)? Vai gostar de ser colonizado assim,na casa do careca!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima