Mobile RSS

rss
Assine Já
UFC 17/08/2012

Plebiscito vai decidir desfiliação de sindicato

Em assembleia, docentes da UFC e da Unilab votaram pela realização de plebiscito nos dias 30 e 31 de agosto para decidir a desfiliação ou não da Adufc do Proifes
FOTOS THIARA NOGUEIRA
Em assembleia, professores da UFC decidem realizar novo plebiscito
Compartilhar

Por ampla maioria de votos, os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) decidiram, em assembleia, realizar mais um plebiscito.

 

Desta vez, a categoria vai votar, nos dias 30 e 31 de agosto, se a Associação dos Docentes da UFC (Adufc) deve ou não se desfiliar da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).


A solicitação de desfiliação foi proposta em um abaixo-assinado virtual que reuniu a assinatura de 436 professores. O documento, que teve adesão de 10% dos sócios da Adufc, foi criado com o objetivo de incluir o assunto na pauta da assembleia de ontem. No abaixo-assinado, os professores manifestam que “houve um irreparável desgaste na representação dos docentes das universidades federais do Ceará desempenhada pelo Proifes”.


Também foi homologada a decisão do plebiscito, realizado nas últimas segunda e terça-feira, que determina a continuidade da greve e a rejeição da proposta do Governo Federal (reajuste entre 25% e 40%). A consulta contou com a participação de 1.537 professores de todos os campi da UFC e da Unilab.


Em relação à desfiliação do Proifes, o professor Pedro Eymar, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), disse ser favorável. “Antes só do que mal acompanhado. O estatuto do Proifes deveria ter só uma linha: assinar o que o Governo manda. O Proifes está morrendo afogado”, disparou, no momento mais agitado da assembleia. A assessoria de imprensa do Proifes foi procurada pelo O POVO, mas não atendeu as ligações.


O presidente da Adufc, Marcelino Pequeno, julga inoportuna a discussão a respeito da desfiliação. De acordo com ele, o momento é de concentração nas reivindicações da greve. “Daqui a nove meses terá a votação para diretoria da Adufc. Sugiro que deixemos essa decisão de desfiliação para as eleições, quando uma chapa do Proifes e uma do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) poderão concorrer.”


Sobre a desfiliação, embora tenha afirmado que respeita a decisão votada em assembleia, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, declarou: “Só tenho a lamentar que, no âmbito de uma decisão de carreira docente, tenha surgido essa questão periférica que é um dificultador maior para encontrar uma solução”.


A respeito do corte de ponto dos docentes em greve, anunciado na semana passada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o que gerou revolta dos docentes, o reitor mostrou-se contrário. “A postura da reitoria é de não cortar o ponto do professor. O que o professor tem de fazer é repor as aulas, apresentando um plano de reposição.”


A greve dos professores da UFC e da Unilab já dura mais de dois meses. A próxima assembleia dos docentes, na quarta-feira, 22, deverá votar contrapropostas que serão debatidas na segunda e na terça-feira da semana que vem.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


Os professores da UFC e da Unilab estão em greve há mais de dois meses. No plebiscito realizado na segunda e terça-feira, docentes votaram pela continuidade da greve. Na próxima semana, categoria vai se reunir para debater contrapropostas para retomada de negociações.

Juliana Diógenes
Compartilhar
espaço do leitor
mae de aluno 18/08/2012 07:51
Os professores diseram que estavam lutando por eles e pelos alunos mas o que eu vejo que eles so estam lutando por eles mesmo pois os alunos que se dane eles estão pouco se emportando se os alunos vai ou não perde o simestre.Parabens professores com aula de conciencia que vocês estão dando.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Humberto Alcantara Kubrick 17/08/2012 22:04
Esse que aparec ai na foto não teve as contas reprovadas e está inelegível , o tal ficha limpa...no caso ,suja ?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Inspetor Gustavo Simplicio Moreira 17/08/2012 07:06
Quem dera os PCCE tivessem essa coragem!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima