Mobile RSS

rss
Assine Já
Iemanjá 16/08/2012

Dança e oferenda marcam homenagem à rainha do mar

Adeptos da umbanda celebraram o dia de Iemanjá com música e oferendas. Polícia registrou muitos roubos
FOTOS IGOR DE MELO
Adeptos da umbanda celebram Iemanjá, a rainha do mar
Compartilhar

O ecoar dos tambores e o aroma de alfazema deixavam a areia e chegavam ao asfalto da Praia do Futuro. Eram convite para a festa da rainha do mar. Todo 15 de agosto é assim. Há 44 anos. A data é lembrada por adeptos da umbanda como dia de Iemanjá. Com músicas e oferendas, diversos terreiros se reuniram, na noite de terça-feira, à beira-mar. Ontem, a festa para a divindade lotou a praia de pedidos, de gratidão, de fé.

 

Ednardo Moreira, 18 anos, conta que o dia foi de agradecer. Para isso, frutas, buquê de rosas brancas e amarelas e vidro de perfume foram ao mar. Presentes para a mãe. “Este é um dia que significa purificação”, reforçou o cabeleireiro e esteticista. “Vim saudar a rainha do mar”, comemorava.


O pai de santo Cláudio de Oxalá e a filha de santo Salete de Iansã banhavam-se em perfume e esperança, com os pés tocando o mar. “Vir aqui é nossa obrigação. Estamos sendo purificados”, celebrava Cláudio. Rosas brancas foram lançadas como oferenda para a divindade pelo casal.


E foram as rosas, os vidros de perfume, as frutas, a pipoca e os demais presentes para Iemanjá que transformaram a areia da Praia do Futuro em reservatório de lixo. Porque muito do material ofertado voltou pelas ondas para a praia. E ali ficava até o fim dos festejos. Essa foi a única crítica feita pelo casal Rodrigo e Cristina, que, por curiosidade, acompanha a festa todos os anos. “Sempre fica essa sujeira”, observou ele.

 

Insegurança

A Polícia Militar registrou diversos assaltos e furtos aos participantes dos festejos. Segundo um policial que não quis dizer o nome, na tarde de ontem, homens estavam roubando nas paradas de ônibus “com faca, arma e gargalo de garrafa”. A reportagem do O POVO, inclusive, foi alertada para não permanecer sozinha na Praia do Futuro porque, mesmo com policiamento, cordões, celulares e outros pertences estavam sendo levados.

 

Pelo menos cinco viaturas - entre Ronda do Quarteirão e Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) -, além de policiais em motocicletas, foram vistos na Praia do Futuro ontem.


O vendedor de coco José Edvar de Mello, 52 anos, contou ter visto um arrastão na praia. “Mas o homem foi pego e as coisas que ele levou foram devolvidas para a vítima”, disse. Para ele, a festa foi muito tranquila.

 

Onde


ENTENDA A NOTÍCIA


A Praia do Futuro ganhou mais visitantes ontem porque, além de feriado de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital, foi palco das homenagens dos adeptos da umbanda para Iemanjá, considerada rainha do mar.

Compartilhar
espaço do leitor
RANGEL BRASIL 16/08/2012 10:51
Por que o GRUPO de comunicação OPOVO, faz pouco caso dos CATÓLICOS? Coloca as imagens de iemanjá, junto com as de NOSSA SENHORA? Nota-se que vocês são PROTESTANTES. Que tal POSTAR a imagem do BEZERRO de OURO (exodos) junto com os PASTORES PROTESTANTES, que adoram o DINHEIRO?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima