Mobile RSS

rss
Assine Já
Saúde 19/07/2012

Mais uma paciente denuncia falta de atendimento do Samu

Estudante passou mal em Canoa Quebrada e não teria recebido atendimento do Samu. Sesa desconhece caso
notícia 2 comentários
FOTO: DIVULGAÇÃO
O Samu Litoral Leste atende 79 municípios, de Icapuí a Amontada
Compartilhar

Era madrugada quando a estudante cearense Isabel de Almeida, 23, começou a apresentar arritmia cardíaca e sensação de desmaio. Ela e mais um grupo de amigos estavam em Canoa Quebrada, a 166 quilômetros da Capital. O amigo Vasco de Azevedo, 49, tentou levá-la ao hospital, mas a estudante preferiu descansar. “Ela começou a ter uma crise alérgica, ficou com os olhos inchados e muita falta de ar”, relata.

 

O jeito foi levá-la às pressas para a unidade de saúde mais próxima, em Aracati. No caminho, uma placa indicava a existência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Porém, a ajuda não veio como o esperado. “A telefonista disse apenas que o Samu não atendia esse tipo de ocorrência”, afirma.


Segundo Vasco, a atendente teria informado apenas que a paciente deveria continuar o trajeto de carro até a unidade de saúde mais próxima. “O problema é que não sou do Ceará, estava apenas de férias, e não sabia qual caminho fazer. Não houve nenhum tipo de orientação”, reclama.


O POVO recebeu a denúncia após publicar, na edição de ontem, o relato da família de um turista que passou mal em um flat, no Porto das Dunas, e teve atendimento negado pelo Samu. O professor universitário paulistano Norval Baitello Júnior, 72, teve quatro paradas cardíacas. Ele foi atendido no Hospital do Coração e passa bem. O caso está sendo investigado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

 

Sem registro


Segundo o diretor-geral do Samu, Alcy Pinheiro, não foi encontrado no sistema registro para atendimento em Canoa Quebrada. “Procuramos pelo dia mencionado e também pelos dias próximos É estranho porque toda solicitação fica registrada”, diz.


Alcy acrescenta que o Samu não faz restrição à naturalidade, ao horário para prestar atendimento ou ao local de socorro (nos 47 municípios cearenses assistidos), seguindo padrões da assistência em casos de urgência e emergência. “Todos são beneficiados através do Sistema Único de Saúde”, frisa. Mesmo assim, ele reconhece a possibilidade de falhas no sistema e sugere o uso do canal de reclamação, pela ouvidoria. “Temos interesse em resolver as falhas. Nossa intenção é ouvir as reclamações e tentar melhorar”.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é gratuito e acolhe vítimas em situação de urgência clínica, traumatológica, cirúrgica, obstétrica ou psiquiátrica. O solicitante deve informar o nome, a urgência e o local.

 

Serviço

Em situação de urgência, ligue para o Samu

Telefone: 192

Para reclamar sobre o atendimento do Samu

Ouvidoria: 3433 7434

 

Saiba mais


O Samu deve ser acionado nas seguintes situações:

Na transferência inter-hospitalar de doentes críticos estáveis;

Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

Acidentes com produtos perigosos;

Situações de intoxicação exógena;

Problemas cardiorrespiratórios;

Acidentes/trauma com vítimas;

Na ocorrência de maus-tratos;

Situações de choque elétrico;

Queimaduras graves;

Tentativa de suicídio;

Crises hipertensivas;

Afogamentos.

 

Fonte: Sesa

 

Fala, internauta

 

“Omissões como essa são inadmissíveis.Se há oferta do serviço, é dever do agente prestá-lo. O caso deve ser esclarecido e os responsáveis advertidos, além de aperfeiçoarem o treinamento dos atendentes”.

Carlos Henrique Carvalho

“Certa vez, uma amiga minha passou por algo semelhante, na qual presenciei a desculpa dada de que eles estavam para atender ao evento que acontecia ali próximo ao Beach Park, acho que era uma corrida de bicicleta. Depois que eu fiz um ‘barraco’, atenderam a
minha amiga”.

Pedro Junior

“Isso é uma vergonha! Como o Samu pode escolher quem atender ou não? Ele tem obrigação de atender quem está necessitando. A doença não escolhe hora ou lugar”.

Cida

Compartilhar
espaço do leitor
valdmar 12/09/2014 23:45
AQUI EM SAO GONÇALO O SERVIÇO DA SAMU NAO ESTA FUNCIONANDO,ESTOU A 1;10H LIGANDO PRA SAMU E SO ENTRA A MENSAGEM DIZENDO Q VOU SER ATENDIDO ,EM E=INSTANTE.E NINGUEM ATENDE.HJ E DIA 12/09/20014
Daniel Soares Barbos 19/07/2012 08:33
Ô novidade, agora que estamos nas eleições vamos cumprimentar nas ruas os politicos que vão gerir o SAMU... Todos têm soluções magicas para problemas de saúde.
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: