Mobile RSS

rss
Assine Já
Restauro 29/05/2012

Estátuas de Iracema devem ficar prontas até o fim de junho

Duas estátuas da índia estão sendo reformadas. Porém, estado de conservação delas é criticado pela população
FOTOS DEIVYSON TEIXEIRA
Até o fim de junho,as estátuas de Iracema devem ficar novinhas
Compartilhar

José Pereira, 65, é pescador e sempre passeia pela avenida Beira Mar. Mas nunca parou para observar a estátua de Iracema, no Mucuripe, junto com o amado Martim Soares Moreno, o filho Moacir e o cachorro Jati. “Nem me lembro como estava antes. Estão fazendo a reforma?”, surpreende-se o aposentado Humberto Damasceno, 78. A resposta é sim. A perna de Martim, por exemplo, foi quase toda recuperada. Logo a família deve ficar novinha em folha. O líder comunitário Ricardo Portela faz a ressalva: “Mas alguém deve proteger a estátua. Vão estragar de novo”.

 

Outra estátua que passa por reparos é a Iracema Guardiã, que fica no aterrinho da Praia de Iracema. Em março, a escultura foi alvo de vândalos, que roubaram as mãos e o arco da índia. Segundo a previsão inicial da Prefeitura, a restauração deverá ser concluída até o fim de junho. O POVO não teve autorização para visitar o local onde a estátua está sendo recuperada.


O turismólogo Gerson Linhares, que organiza o projeto “Caminhos de Iracema”, critica o estado de conservação das estátuas da índia. “Todas elas tem algum tipo de avaria. Encontrar um monumento a contento para visitação é muito raro”, reclama.


A estátua da família de Iracema é a mais antiga das cinco existentes em Fortaleza. De autoria do artista pernambucano Corbiniano Lins, foi inaugurada em 1965. A reforma da obra de arte já foi objeto de polêmica. Em 2009, um particular decidiu, por conta própria, fazer os reparos na estátua. E contratou um pedreiro. O problema é que o trabalho não foi bem feito e provocou deformações em relação a escultura original.


Outro restauro que gerou debate foi a nova pintura da índia Iracema na lagoa de Messejana. Antes, ela tinha cor de prata, mas, em dezembro do ano passado, ela foi pintada de verde.


Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva Regional (SER) II, responsável pelas reformas, disse que o órgão só irá se pronunciar sobre o assunto durante coletiva que será realizada amanhã.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Restauração de estátuas de Iracema no Mucuripe e no aterrinho da Praia de Iracema devem ficar prontas até o fim de junho. População elogia reparos, mas diz que cuidados com as esculturas da índia ainda deixam muito a desejar.

 

Serviço

 

Caminhos de Iracema

O quê: passeio pelas cinco estátuas da índia

Valor: R$ 25

Mais informações: (85) 3237 2667, 8835 9915 ou caminhosde

iracema.blogspot.com.br


Compartilhar
espaço do leitor
JORGE CARLOS SANTOS DA SILVA 29/05/2012 09:47
BOM DIA!!! PARABENS A NOSSA PREFEITA POR ESTAR TOMANDO A INICIATIVA DE RESTAURAR O ICONE DO GRANDE MUCURIPE, QUE E A NOSSA ESTATUA DE IRACEMA JORGE CARLOS SANTOS DA SILVA MORADOR HA 47 ANOS DO ENTORNO
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: