Mobile RSS

rss
Assine Já
Bicicleta 30/04/2012

Mais de mil ciclistas participam do Pedala Fortaleza

A primeira edição do Pedala Fortaleza reuniu mais de mil ciclistas, segundo os organizadores. A ideia é tornar o evento permanente e desenvolver uma cultura ciclística na Capital
KLÉBER GONÇALVES
Os ciclistas pedalaram por 12 quilômetros. A intenção da Prefeitura de Fortaleza é fazer um passeio por mês
Compartilhar

Para muitas pessoas, o domingo de manhã é o momento em que a moleza fala mais alto e exige algumas horas a mais no aconchego do colchão, para compensar a correria da semana. Mas, enquanto uns se rendem à preguiça dominical, outros estão mesmo é a fim de aproveitar o dia com muita disposição e mostrar que a malemolência não tem vez. Foi assim com a turma que participou do I Pedala Fortaleza, que, segundo os organizadores, reuniu mais de mil ciclistas para um passeio de 12 quilômetros por Fortaleza.

 

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet) e da Gerência Executiva da Copa (Gecopa). Logo cedo, os mais dispostos foram chegando ao ginásio Aécio de Borba, na Gentilândia, onde faziam a inscrição gratuita e recebiam a blusa do evento. Quem não tinha bicicleta própria podia alugar uma por R$ 25.


De lá, todos seguiam para a concentração, ao lado do Estádio Presidente Vargas (PV). E era um vai e vem de gente de todo jeito. Aposentado, jovem, criança (muitas). Uns vinham em família, outros com amigos, outros sozinhos. O importante era pedalar.


A arquiteta Andréa Dall'Olio levou até o cachorrinho e disse que ele é companhia certa nas duas vezes por semana em que ela sai para pedalar. Andréa afirma que gosta de andar de bicicleta principalmente pela atividade física. “Só não uso como transporte também porque não dá. A cidade não tem estrutura pra isso”, lamenta. Insegurança, desrespeito dos motoristas e falta de ciclovias são alguns dos problemas citados pela arquiteta.


Um dos organizadores do passeio, Felipe Diógenes, disse que o objetivo é fazer uma ligação entre atividade física e cultural, já que o trajeto passa em frente a pontos históricos, como a praça José de Alencar e a Casa do Barão de Camocim, na rua General Sampaio, no Centro. “Estamos organizando, mas essa é uma ideia que surgiu do povo”, disse Diógenes, se referindo ao I Seminário de Planejamento da Copa do Mundo, realizado em fevereiro e março.


Depois de alguns minutos na concentração, onde um trio elétrico animava e comandava o alongamento, os ciclistas iniciaram o passeio. Nas ruas e praças por onde passavam, atraíam os olhares curiosos de moradores e passantes. Seguindo pela rua Castro e Silva, viu-se a imponente Catedral Metropolitana. Porém, a passagem ali foi lenta e complicada devido à feira que ocupava parte da pista. Alguns aproveitaram a paradinha e recarregaram as energias com um caldo de cana bem gelado. E a desordem da feira e do trânsito ficou para trás. Pedalar era preciso, se estressar não.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O Pedala Fortaleza é um passeio ciclístico pela Capital, organizado pela Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é unir atividade física e cultural, bem como desenvolver o hábito de andar de bicicleta no dia a dia. A ideia foi uma das propostas do I Seminário de Planejamento da Copa do Mundo.

 

Saiba mais


O percurso foi acompanhado por homens da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) de Fortaleza e da Guarda Municipal.

 

O trajeto foi concluído em pouco mais de uma hora, quando os ciclistas chegaram à Praça da Gentilândia, no bairro de mesmo nome.

 

A ideia dos organizadores é desenvolver uma “cultura ciclística” na Capital, tornando o Pedala Fortaleza uma atividade permanente.

 

A intenção da Prefeitura é fazer um passeio por mês, em diferentes áreas da cidade.

Marcos Robério
Compartilhar
espaço do leitor
Joseton Santos 30/04/2012 13:23
Muito boa essa ideia! Na próx., minha presença tá confirmada. E aos chorões, que tal reclamar da falta de educação da população?? Ao invés de colocar toda a culpa na prefeita, pelas%2
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Tarsis Pontes 30/04/2012 08:42
Sra Prefeita, disponibilize pelo menos 2 motoqueiros AMC para os grandes passeios fixos da cidade. Espaco Bike Av Oliv Paiva/posto modelo ter e qui. 20h Subway Av Was Soares seg, qua e sex 20h Centenas correndo risco no%
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Fabio 30/04/2012 08:38
Legal a prefeitura promover este evento em prol da atividade fisica e cultural de pedalar, mas do que adinta se não se tem o básico, como as ciclovias para tal atividade, so quem pedala como eu e muitos outro
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcus César 30/04/2012 08:29
A foto do cachorrinho! https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/74711_325045987567496_100001862919999_799827_1757649220_n.jpg
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima