Mobile RSS

rss
Assine Já
Regional III 20/04/2012

Segunda UPA é inaugurada no Autran Nunes

A segunda UPA da Capital abriu as portas na noite de ontem, no bairro Autran Nunes. São 36 médicos atendendo 24 horas
FOTOS KLÉBER A. GONÇALVES
Governador Cid Gomes inaugurou a segunda UPA na Capital
Compartilhar

Maria Inácia de Souza, 74, sempre teve dificuldade para receber atendimento no posto de saúde perto de casa. “Tem que estar lá às 5h pra tirar a ficha”, conta. A esperança da aposentada se renovou com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes, ao lado da casa de dona Inácia.

 

“Aqui vai ser melhor pra gente”, comentou durante a inauguração do local, na noite de ontem. É a segunda UPA de Fortaleza. A primeira começou a atender em março, na Praia do Futuro. Outras duas devem ser inauguradas pelo governador Cid Gomes em até 40 dias, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).


A UPA do Autran Nunes tem 13 leitos preparados para atender urgências e emergências de média e baixa complexidade durante 24 horas, todos os dias, como explica o secretário da Saúde, Arruda Bastos. “As UPAs vão desafogar os corredores das emergências dos hospitais”, garante. O secretário lembrou que, como postos de saúde não funcionam nas madrugadas e nos fins de semana, casos de baixa complexidade acabam lotando as unidades de alta complexidade.


Nas UPAs, são atendidos adultos ou crianças com sintomas como dores no peito, falta de ar, vômito, tontura forte, febre, convulsão. As unidades oferecem atendimento, exames, leitos de observação para permanência de até 24 horas. “Se a situação persistir, o caso é transferido via Samu para outra unidade”, pontuou Arruda Bastos.


Durante a inauguração, o governador destacou que a saúde é prioridade do Estado e o atendimento na UPA está garantido. “Em Fortaleza, a gente não tem grande dificuldade de recrutar profissionais. Na UPA da Praia do Futuro, eu não tive nenhum registro dificuldade de profissionais”, citou.


A UPA do Autran Nunes teve investimento de R$ 2,7 milhões nas instalações e mais R$ 800 mil para compra de equipamentos. São recursos do Estado e da União.

O terreno foi doado pela Prefeitura. As UPAs em Fortaleza, ao contrário do que acontece no Interior, serão administradas pelo Executivo estadual.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A segunda UPA da Capital funciona desde a inauguração, na noite de ontem, no terreno onde ficava o centro de zoonoses do Município, no bairro Autran Nunes. No local, são atendidos pacientes de baixo e médio risco.

 

Serviço

 

UPA do Autran Nunes

Endereço: Av. Sen. Fernandes Távora, sem número (esquina com a rua Cardeal Arcoverde)

UPA da Praia do Futuro

Endereço: Rua Júlio Silva, 440

Compartilhar
espaço do leitor
Dulci Carvalho 22/05/2013 20:06
O atendimento é péssimo.Esperamos 05 horas e não fomos atendidos.Só havia uma médica no plantão,estressada,irritada,mal educada.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eliene Da Costa Chaves 01/05/2012 12:58
‎"Na Upa Fernandes Távora o atendimento é péssimo e há muita desorganização,pacientes esperam mais de 5 horas e ainda saem sem serem atendidos,fora que nos hospitais não há médicos;não adianta construir unidades,e sim melhorar o atendimento e a qualidade nas já existentes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eliene Da Costa Chaves 01/05/2012 12:54
"Na Upa Fernandes Távora o atendimento é péssimo e há muita desorganização,pacientes esperam mais de 5 horas e ainda saem sem serem atendidos,fora que nos hospitais não há médicos;não adianta construir unidades,e sim melhorar o atendimento e a qualidade nas já existentes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Salete Soares 20/04/2012 12:33
Parabéns ao governador do estado por essa ação tão urgente e necessária para população! Que o município não esqueça dos Postos de Saúde, que hoje se encontram sucateados, sem médicos e kilometros e mais kilometros na fila de espera para exames e especialidades médicas! Se não houver medidas urgente
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima