Mobile RSS

rss
Assine Já
TIRO OLÍMPICO 20/07/2012

Perto do impossível

FOTO: DIVULGAÇÃO
Ana Luiza Ferrão é a primeira brasileira a conquistar vaga na modalidade desde Barcelona-1992
Compartilhar

ANA LUIZA FERRÃO MELO É A PRIMEIRA BRASILEIRA COM VAGA DESDE 1992. FILIPE FUZARO TEM DIMINUTAS CHANCES

 

As únicas três medalhas do Brasil no tiro olímpico foram conquistadas no longínquo ano de 1920: ouro de Guilherme Paraense no tiro rápido 25 m, prata de Afrânio da Costa na pistola livre 50 m e bronze por equipes. Embora tenha dois representantes em Londres-2012, são diminutas as chances do País romper com essa espera por pódio.


Estreante, Filipe Fuzaro teve vaga garantida no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, em novembro de 2010, no Rio. O paulista ocupa apenas a 40ª colocação do ranking mundial, na fossa olímpica dublê, chegando à terra da rainha sem perspectivas de briga por medalha.


A estreante Ana Luiza Ferrão Melo também carimbou passaporte em 2010. No ano passado, foi ouro no Pan de Guadalajara na pistola 25 m e, apesar de também estar fora do grupo dos favoritos, coloca o nome da história ao ser a primeira brasileira a conquistar vaga na modalidade desde Barcelona-1992.


Pistola, carabina e espingarda são as armas utilizadas na modalidade nos Jogos Olímpicos. Pistolas e carabinas estão nas competições de 10, 25 e 50 m. Na prova de espingardas, os alvos estão em movimento.


Ao todo, são seis competições para mulheres e nove para homens. A briga por medalhas vai de 28 de julho a 6 de agosto, no Quartel do Tiro. A modalidade estreou em Jogos Olímpicos em Atenas 1896, ficando ausente somente nas edições de 1904 e 1928.


Com cinco ouro em Pequim-2008, a China vem como favorita, juntamente com Estados Unidos e Ucrânia. Os EUA, por sinal, lideram o ranking de medalhas da modalidade em Olimpíadas, com 103 (50 ouros). Os chineses estão logo atrás, com 42 (19 ouros). Em Pequim-2008, o Brasil também enviou dois atletas na modalidade: Stênio Yamamoto e Júlio Almeida. Esse último chegou ao 11° lugar no tiro rápido de 25 m.

 

DESTAQUES

Ana Luiza Ferrão (Brasil)

Im Dong-Hyun (Cor. do Sul)

 

CONHEÇA


Eventos no tiro olímpico: Rifle 50m em três posições, Carabina de ar 10m, Rifle pronado 50m, Pistola 50m, Pistola de tiro rápido 25m, Pistola de ar 10m, Fossa dupla, Fossa, Skeet, Pistola 25m.


Tiro com arco: competição individual e por equipes

Compartilhar

Veja também

Brasileiro na área
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss