Israel e Portugal 15/09/2016

Empresas de tecnologia visitam o Ceará com interesse em investir

notícia 0 comentários


O Ceará recebeu a visita da Israel Aerospace Industries (IAI), fabricante e desenvolvedora de satélites, veículos aéreos não tripulados, aeronaves civis e militares, radares, mísseis, barcos de patrulha e sistemas de defesa cibernética e soluções de comando e controle. Na agenda do Governo do Estado ainda está um encontro com ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal. A ideia é prospectar empresas para o Ceará.


No caso dos executivos da IAI, a visita, realizada na última terça-feira, 13, foi com interesse em conhecer a ZPE e as potencialidades da economia cearense. Eles participaram de compromissos no Gabinete do Governador, na Federação das Indústrias (Fiec) e no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).


Segundo Nicolle Barbosa, secretária do Desenvolvimento Econômico, o objetivo da visita foi identificar investimentos a serem realizados pela empresa no Ceará e possibilidades de intercâmbio tecnológico.


“Visitei a IAI em Israel, conheci seu grande potencial exportador e fiz pessoalmente o convite para conhecer a nossa ZPE. É um grupo sólido e traduz o perfil de empresas que entendo adequado para ocupar a ZPE”, diz.


Já o secretário-adjunto da SDE, Cláudio Ferreira, estava ontem em Recife (PE) para fechar a agenda com Portugal. “Temos muito interesse em atrair empresas de tecnologia para o Ceará”, afirma.


Encontro

Durante encontro com representantes do Governo, os dirigentes da empresa apresentaram a linha da corporação, contemplando fabricação e desenvolvimento de aeronaves e veículos aéreos não-tripulados (VANTs) até soluções em comunicação e segurança cibernética.

 

A empresa possui cerca de US$ 9 bilhões em encomendas contratadas. "Isso nos dá segurança para executar nossa estratégia de expansão e realizar investimentos (no País)", afirmou Henrique Gomes, CEO da empresa no Brasil.


Na reunião na Fiec, destacou-se o mestrado do ITA em Fortaleza, que qualifica engenheiros aeronáuticos - que pode compor quadros futuros da empresa. O grupo visitou ainda a Indústria Naval do Ceará (Inace). De acordo com os participantes, possibilidades de parcerias serão avaliadas.


A IAI possui 15 mil funcionários e faturou US$ 4 bilhões em 2015, tendo 80% da receita em exportações. (Beatriz Cavalcante)

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia