Titan Cement 04/08/2016

Grupo grego terá 50% da Cimento Apodi

Ativos da Apodi incluem fábrica de cimento em Quixeré e fábrica de moagem no Pecém. Acordo foi informado ontem à Bolsa de Atenas
notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16338, 'email': 'leal@opovo.com.br', 'nome': 'Joc\xe9lio Leal'}
Jocélio Leal leal@opovo.com.br
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18888, 'email': 'atilasantos@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tila Varela'}
Átila Varela atilasantos@opovo.com.br


A Titan Cement Group, da Grécia, anunciou acordo de joint-venture com a cearense Companhia Industrial de Cimento Apodi Brasil. Terá 50% do controle da empresa, pertencente à família Dias Branco. Os valores não foram revelados. O anúncio foi comunicado à Bolsa de Atenas e à Comissão Helênica de Mercado de Capitais.


A operação se deu por uma circunstância e uma oportunidade. A empresa Sarkis pretendia vender os 32% que detinha na empresa cearense desde o início. Contudo, Titan só tinha interesse caso pudesse chegar a 50% da Apodi. Foi quando a Apodi aceitou vender 18% para os gregos e ganhar o parceiro Internacional.


Os ativos da Cimento Apodi incluem a fábrica integrada de cimento em Quixeré, em operação desde 2015 e uma fábrica de moagem de cimento no porto de Pecém, esta funcionado desde 2011.


A Cimento Apodi tem capacidade de produção de mais de 2 milhões de toneladas de cimento por ano. Possui também unidades distribuídas nos estados de Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. A empresa produz 15 mil m³ de concreto ao mês e entre 100 e 120 mil toneladas de cimento ao mês.


Com este investimento, a Titan expande sua presença geográfica em uma região onde não atua ainda. Aposta no potencial do mercado no longo prazo. A favor da decisão, a solidez do sócio local. O Banco Itaú BBA e Mattos Filho dão assessoria financeira e legal à Titan na transação. A empresa grega tem 102 anos de existência e possui filiais no nos Estados Unidos, Bulgária, Sérvia, Albânia, Egito e Turquia. Em 2015 a empresa registrou receita de 2,75 bilhões de euros. Quem dá assessoria a Cimento Apodi é BNP Paribas (financeiro) e Tozzini Freire (jurídico).


A empresa Sarkis integra o Grupo SKS , uma holding focada nos setores imobiliário e materiais de construção, com presença nos segmentos de construção, cimento, concreto, aço e mineração e hotelaria


Cimento no País

O setor de cimento no País atingiu 4,7 milhões de toneladas vendidas em junho, representado uma queda de 14,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os números são do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). No semestre, alcançaram 28 milhões de toneladas (14% de queda). A região Nordeste vendeu 6 milhões de toneladas de cimento em junho, atrás apenas do Sudeste, com 12,6 milhões de toneladas comercializadas no mesmo período.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Economia