Aeroporto 03/08/2016

Leilão do Aeroporto será até dezembro segundo ministro

Prazo foi informado ontem em reunião, realizada em Brasília, entre Governo do Ceará e Governo Federal
notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18888, 'email': 'atilasantos@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tila Varela'}
Átila Varela atilasantos@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Reunião entre Governo do Estado e representantes de órgãos federais aconteceu ontem em Brasília


O leilão de concessão do aeroporto de Fortaleza acontecerá até dezembro deste ano. O POVO apurou que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil ratificou ao Governo do Estado que o cronograma será apresentado no próximo mês. Ontem, em Brasília, o governador Camilo Santana esteve reunido com o titular da Pasta, Maurício Quintella. O encontro também contou com a presença da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


O processo do que trata do certame envolvendo o equipamento de Fortaleza ainda passa por análises. Isso porque a área técnica da Anac segue avaliando as contribuições recebidas durante audiência pública realizada em Fortaleza no mês de maio.


Para Adalberto Febeliano, professor de Economia do Transporte Aéreo da Universidade Anhembi, o Governo Federal tem pressa em conceder o ativo. “Se conseguir até o final do ano, o dinheiro da outorga entra como forma de diminuir o déficit público. É interessante conseguir ainda neste ano. A parte mais difícil já foi, que era o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovar o edital”, ressaltou.


Os investimentos para o aeroporto chegam a R$ 1,8 bilhão e contemplam melhorias nas pistas e taxiways, pátio de aeronaves, terminal de passageiros, terminal de cargas e estacionamento para veículos, além de reformas e obras interna que envolvem iluminação, banheiros, escadas rolantes e quiosques.


Enquanto o leilão começa a se mostrar num horizonte próprio, o hub da Latam no Nordeste segue indefinido. Questionada sobre a data de divulgação para sede do centro de conexões no Nordeste (os aeroportos de Fortaleza, Recife e Natal seguem na disputa), a companhia informou apenas que a implantação do hub segue no plano de investimentos do Grupo Latam. “A escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado, ainda sem data definida”. A Latam justifica que indefinições de infraestrutura e a situação econômica do País adiaram a escolha.


Aeroporto de Juazeiro

Outra demanda solicitada pelo Governo do Estado diz respeito às obras do aeroporto de Juazeiro. Conforme divulgado pela Casa Civil, o ministro Maurício Quintella garantiu a recuperação da pista de taxiamento do equipamento. Em junho deste ano, o governo estadual havia protocolado a reforma e modernização do aeroporto do Cariri.

 

“Dentro da nossa estratégia de desenvolvimento da região, a manutenção e operação é importante, já que o equipamento é um dos que mais crescem entre os aeroportos regionais”, destacou Camilo Santana. Atualmente o Terminal recebe 450 mil passageiros ao ano.

 

espaço do leitor
Lunga Jr 03/08/2016 07:40
Dizem por aí e não sou baú prá guardar porcarias que o dono do estacionamento é quem vai arrematar o pintinho ... está explicado os extorsivos aumentos cobrados? é para fazer caixa para bater o martelo ... este é o Ciarazim de açucar e muito afeto.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Jornal de Hoje | Economia