Anuário Datafolha 22/07/2016

A arte de se manter no topo

As estratégias de algumas das marcas mais lembradas pelos cearenses em 33 segmentos apontadas na pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind 2016-2017
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 19052, 'email': 'irnacavalcante@opovo.com.br', 'nome': 'Irna Cavalcante'}
Irna Cavalcante irnacavalcante@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Anuário do Ceará está à venda por R$ 99, assinantes pagam R$ 79

 

Rabelo, Santa Clara, Ibyte, Ótica Boris, Mota Machado. O que estas marcas têm em comum? São empresas locais que vêm conseguindo ao longo dos anos se manter entre as marcas mais lembradas pelos cearenses de acordo com a pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind. O levantamento deste ano publicado no Anuário do Ceará 2016-2017, lançado no último dia 18, traz o ranking em 33 segmentos nas categorias comunicação, serviços, varejo, educação, alimentos e bebidas, saúde, telefonia e top do top.


 

Ao todo, 610 entrevistados responderam à pergunta: “Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando se fala em...?”, no período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016. A margem de erro é de quatro pontos.


Na categoria Top do Top, que avalia as marcas mais lembradas entre todos os produtos e serviços, puxam a lista Coca-Cola, Samsung, Omo, Nike e Nestlé. A marca de refrigerante obteve 6,6% de menções, ante 7,7% do ano passado. E é a campeã absoluta do ranking desde 2004.


Muitas empresas locais também têm conseguido se destacar em seus segmentos. É o caso, por exemplo, das Lojas Rabelo que há 11 anos é a mais lembrada pelos cearenses quando o assunto é loja de eletroeletrônicos. Com um índice de 34,8%, este ano a empresa manteve uma distância de 24,5 pontos percentuais do segundo colocado, a Casas Bahia.


“Hoje você vê grandes marcas nacionais cada vez mais presentes no Ceará, o mercado online também é muito forte, então, ver este reconhecimento da Rabelo pelos cearenses é muito importante, por ser o local onde a empresa nasceu, por fazer por onde, o que nos motiva a sempre fazer melhor”, afirmou Evandro Colares, sócio diretor da Advance Comunicação, empresa que atende a conta da Rabelo.


Ele explica que manter a proximidade com o cliente, seja por meio de lojas físicas, de campanhas que dialoguem de forma eficiente nos mais diversos canais de comunicação, e mais facilidade de pagamento são fatores que contribuem para o reforço da marca junto ao seu público.


A Boris também é lembrada de forma recorrente pelos consumidores como marca de ótica. Foi assim em todas as edições da pesquisa. Este ano, o percentual de referência alcançada foi de 37,2%. Para José Aírton Boris, administrador da rede de óticas cearense, uma compra bem feita, com bons fornecedores, pode impulsionar as vendas, mas o segredo mesmo está no respeito ao cliente. “È o que faz a gente conquistar a credibilidade do cliente”.


A marca de café Santa Clara, que pertence ao grupo cearense Três Corações, foi a mais lembrada em sua categoria em dez das onze edições da pesquisa, sendo que este ano o recall, de 45,9%, foi superior à soma das marcas Pilão, União e Maratá que ocupam respectivamente o segundo, terceiro e quarto lugar.

 

Multimídia


Confira a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2016-2017 completa no site da publicação

www.anuariodoceara.com.br

 

SERVIÇO

 

A pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind integra a edição Anuário do Ceará 2016-2017. Este ano, a publicação pode ser acompanhada também pela internet (www.anuariodoceara.com.br). A edição impressa pode ser adquirida em bancas, livraria Cultura e sede do O POVO. Venda Avulsa: R$ 99. Assinantes: R$ 79 (na sede do O POVO). Assinantes podem solicitar pelo Call Center: (85) 3254 1010.

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia