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Decon sobre Copa 2014 16/03/2013

Hotéis elevam tarifas em 500%

Pesquisa realizada pelo Decon/CE e divulgada ontem aponta que alguns hotéis reajustaram suas diárias em até 500% para o período da Copa do Mundo. ABIH-CE reage e diz números são equivocados
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Os hotéis cearenses que estão na lista da Fifa para a Copa do Mundo de 2014 foram alvo da fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), que constatou que existem estabelecimentos que chegaram a majorar suas tarifas em até 500%. O Decon fiscalizou 20 dos 49 hotéis listados pela Fifa.


As taxas foram coletadas no dia 10 de março deste ano no site Booking.com, no período da Semana Santa, e revelou grandes disparidades. O hotel Luzeiros foi o campeão, com alta de 500% nos valores para o período da Copa.


O parâmetro usado foi o valor de uma diária de um quarto simples para duas pessoas. O valor atual para uma estadia variou de R$ 195 (mínima) a R$ 218 (máxima). Já no período da Copa, a diária para esta mesma acomodação está variando de R$ 1.005 (mínima) a R$ 1.308 (máxima).


O promotor de Justiça Antônio Carlos Azevedo Costa, que participou da divulgação da pesquisa, diz que o Decon/CE ainda irá decidir que providências irá tomar contra esses hotéis para coibir cobranças abusivas.


O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, diz que o Decon/CE fez uma misturada de números, esquecendo de avaliar vários aspectos importantes.


O primeiro, segundo ele, é que os preços da Booking.com deveriam ser comparados com os do próprio site e não com os da Fifa para o período, porque a federação pegou preços mark up (que indica quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição, no caso 40% acima).


Segundo ponto: o Decon teria comparado o mês de março (que é média temporada) com o de alta temporada (Copa). “Eles deveriam ter feito esta comparação com um Revéillon Plus”.


O vice da ABIH-CE também afirma que a Booking.com só trabalha com apartamentos standard e luxo e a Fifa, no seu site, trabalha com todos os apartamentos oferecidos pelos hotéis.


Medeiros diz que a ABIH-CE se coloca á disposição do Decon para esclarecer como funciona o mercado hoteleiro.


Ranking

A operadora de telefonia Oi foi a líder do ranking de atendimento do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), em 2012, segundo lista divulgada ontem pelo Decon/CE. Em 2012 foram registradas 408 queixas contra a operadora de telefonia. Em seguida aparecem a loja Rabelo (211), a Claro/Embratel (147) e o Itaú (139).

 

A Oi foi também a que mais atendeu às reclamações dos seus clientes, fazendo acordo em 8,8% dos casos. O Decon realizou 21.814 atendimentos ano passado em umtotal de 8.280 processos administrativos. Mais de 80% dos casos foram resolvidos.

 

> TAGS: economia
Rebecca Fontes
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espaço do leitor
João 16/03/2013 13:22
É um absurdo um aumento de tal magnitude. Até entendo que hajam reajustes, pois prevalece a lei da oferta e da procura, mas desse jeito que foi noticiado é um abuso! Depois os turistas não retornam para a cidade e esses abestalhados ficam chorando, dizendo que não sabem a cauda do não retorno!!
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Ahildosr Sousa 16/03/2013 07:54
Quem comprou ingresso antecipado se ferrou ou então solicite hospedagem a amigos, só assim esses malandros(hoteleiros), ficarão vendo a copa passar e os quartos vazios-sem clientes.
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