Mobile RSS

rss
Assine Já
Imposto 16/02/2013

Quem deve pagar o IPTU: proprietário ou inquilino?

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é responsabilidade do proprietário do imóvel. Mas, segundo a Lei de Locações, o valor do imposto também pode ser cobrado do inquilino
notícia 13 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18762, 'email': 'economia@opovo.com.br', 'nome': 'Isabela Bosi'}
Isabela Bosi economia@opovo.com.br
Compartilhar

 

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deve ser pago pelo proprietário do imóvel à Prefeitura no início do ano. Isso está previsto na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional. Mas, quando o dono decide alugar o imóvel, ele pode cobrar o IPTU do inquilino? Segundo a Lei do Inquilinato (8.245/91), sim.


Essa legislação autoriza a transferência do pagamento do imposto ao locatário, contanto que isso esteja claramente previsto no contrato. No contrato, também deve ser regulado como se dará o pagamento do IPTU pelo locatário: se pago com o aluguel ou no carnê. No caso do inquilino infringir as obrigações previstas no contrato de locação, o proprietário poderá pedir de volta o imóvel.


O advogado Ricardo Bacelar, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), esclarece que o proprietário deve cobrar o valor da mesma forma que o pagou. Ou seja, se o imposto foi pago à vista com desconto, por exemplo, o locador não pode cobrar do inquilino parcelado com juros.


A coordenadora da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), Cláudia Santos, alerta que a cobrança de IPTU, antes da entrega das chaves do apartamento, é abusiva – ainda que esteja no contrato. O mesmo se aplica à cobrança da taxa de condomínio. Segundo o advogado Ricardo Bacelar, vice-presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-CE), muitas vezes o próprio contrato é abusivo. Por isso, ele recomenda que, antes de alugar ou mesmo comprar um apartamento, um advogado interprete o contrato.


Peça a cópia do boleto

Bacelar lembra que, após o pagamento, o proprietário deve entregar uma cópia do comprovante ao inquilino. A dona de casa Joana Andrade (nome fictício) alugou o apartamento onde vive em outubro de 2012 e a imobiliária informou que o pagamento do IPTU seria parcelado, incluído no boleto do aluguel. “Isso já gerou várias indagações da minha parte e, para meu espanto, o imóvel que aluguei estava isento de IPTU, como verifiquei na Sefin (Secretaria de Finanças de Fortaleza)”.

 

Segundo o advogado, no caso de Joana, em que há uma cobrança ilegal de imposto, deve-se buscar o judiciário para reaver os valores pagos indevidamente.

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


O proprietário pode cobrar o valor do IPTU do inquilino, mas deve apresentar a ele o comprovante de pagamento. Além disso, a cobrança deve ser feita da forma como o imposto foi pago: à vista ou parcelado.

 

SERVIÇO

 

Sefin

Rua Gal. Bezerril, 755, Centro

Telefone: (85) 3105 1313

www.sefin.fortaleza.ce.gov.br


Procon Assembleia
Telefone:
0800 852700


Procon Fortaleza
Telefone:
3105 1136


Procon Estadual
Telefone: 0800 2758001


Sugestão do leitor

Esta matéria foi sugerida por um leitor

Para sugerir uma pauta, envie e-mail para

vocefazopovo@opovo.com.br

ou ligue para: 3254 1010 opção 3

 

Compartilhar
espaço do leitor
SELSON BARBOSA 03/07/2014 13:50
é esse absurdo na minha cidade a prefeitura estar cobrando IPTU da area rural, atraso de mais de 20 anos atras... BARCARENA - PA
Ricardo 22/06/2014 15:18
Dificil é econtrar uma imobiliária honesta. Roubam até nos centavos. Imposto sob propriedade é para o proprietário. Sem falar no seguro incêndio. Pagamos o relativo ao valor inteiro do apartamento, e nossa parte é apenas relativa a nossos moveis, o beneficiário é novamente o proprietário...
soneide 22/06/2014 12:03
Me perdoem ou estou errada mas dizem que este tal de IPTU tem como base, é paga separadamente para a coleta de lixo, construção de aterros e centrais de triagem para reciclagem. entao deduz que o inquilino com certeza produz lixo? ou nao e verdade? acho que e justo sim antes eu nao queria pagar
Luiza 11/06/2014 16:18
É um absurdo o inquilino ter que pagar o IPTU no lugar do dono do imóvel.
nilda 17/04/2014 16:55
Aqui nesse pais só tem ladrão, não existe isso de inquilino pagar IPTU
Ver mais comentários
13
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima