Mobile RSS

rss
Assine Já
PENDÊNCIAS 09/07/2012

Verifique se caiu na malha fina este ano

Compartilhar

Os contribuintes que não foram contemplados pelo primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) e acham que tiveram alguma pendência podem verificar se caíram na malha fina antes de serem procuradas pela Receita Federal.

 

Depois de acessar o site da Receita Federal na Internet, o contribuinte deve clicar em ‘Cidadão’ e ‘IRPF – Extrato e Restituição’. Logo em seguida, o contribuinte deverá acessar ‘Extrato Completo do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física’.


Além de identificar a pendência, o contribuinte será orientado sobre as formas que poderá resolver o problema, seja por meio de retificação (correção) da declaração ou de agendamento de atendimento para apresentação de documentação comprobatória diretamente em um posto da Receita Federal.


O assessor da Receita Federal, Osvaldo Carvalho, orienta que, quem tiver alguma pendência, busque resolvê-la antes de ser notificado.


“Quando o contribuinte resolve a pendência espontaneamente e retifica, a multa é de 20% do valor. Quando for notificado, perde a espontaneidade e a multa passa a 75% a menos que comprove a pendência”, explica.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no: