Mobile RSS

rss
Assine Já
Ceará 29/06/2012

Até março, mais dois shoppings no Estado

O Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Shopping Centers, sediado em Fortaleza, discutiu os principais indicadores econômicos do setor, além de divulgar o lançamento de novos shoppings
DEIVYSON TEIXEIRA
Dos 58 shoppings na região Nordeste, 11 são instalados no Ceara
Compartilhar


Até março de 2013, cinco shopping centers serão instalados no Nordeste. Desses, dois estarão no estado do Ceará: em Fortaleza e Sobral. Esses investimentos na região estão ocorrendo pelo desenvolvimento que o Nordeste vem mostrando na sua atividade econômica, por exemplo, em 2011, segundo dados do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste cresceu 4,4% e o PIB brasileiro cresceu 2,7%.


Para discutir os aspectos dos shoppings, Fortaleza sediou ontem, pela primeira vez, o Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que tratou o tema “Aspectos Jurídicos em Shopping Centers”. Dois advogados foram convidados para esclarecer dúvidas para os 51 sócios presentes.


O Nordeste possui 58 shoppings, representando 14% do número total no Brasil. Desses, 11 são instalados no Ceará e nove localizados em Fortaleza. A região Norte apresentou o menor número de shoppings, apenas 17, representando 3,9% da parcela. E a região Sudeste apresenta o maior número, sendo 243 shoppings ou 55,4%.


Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce, esse crescimento é muito positivo, mas ainda é pouco em relação aos outros países. “O Brasil ainda é carente em relação aos shoppings, representando 18% do mercado. Nos Estados Unidos, os shoppings representam 70%, no Canadá 50% e no Japão 40%”, diz.


Em 2012, oito shoppings foram inaugurados no Brasil e a expectativa é de que sejam inaugurados 28 até o fim do ano, pulando para 43 empreendimentos em 2013.


Em março de 2012 as vendas em shoppings cresceram 14% em relação do ano anterior, faturando em 2011, R$ 108 bilhões, e empregando 775 mil pessoas, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).


No primeiro trimestre de 2012, as vendas nos shoppings aumentaram 11,62% em relação ao ano anterior. A expectativa é de que o faturamento aumente em 12%, chegando a R$ 122 bilhões.


O consumidor

Outro fator que foi observado nas pesquisas é que o frequentador de shopping se sente seguro ao realizar as atividades no empreendimento, que possui temperatura invariável e muitas opções de serviços. “Nós estamos sempre atualizando nossas pesquisas para saber o que o consumidor quer, para assim tentarmos realizar”, complementa Veiga.

 

Dos 430 empreendimentos em operação no Brasil, 253 estão filiados à Abrasce, que há 35 anos atua dando suporte e assessoria aos empresários, como palestras, pesquisas, cursos e publicidade.


De 15 a 17 de outubro, ocorre, em São Paulo, o 12° Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Em abril de 2013, o Ceará ganhará mais três shopping centers. São eles: Shopping Juazeiro, em Juazeiro do Norte; Messejana Shopping e Shopping Parangaba, em Fortaleza. Juntos, vão somar 59 mil m² de área para lojas.

 

SERVIÇO

 

Confira a lista dos shoppings

Site: www.portaldoshopping.com.br

 

Saiba mais


A pesquisa encomendada pela Abrasce comprovou que o perfil do consumidor e frequentador de shopping aumenta nos dias de sábado, representando 24% do faturamento total.


É seguido da sexta-feira, que representa 16%. Quase metade do faturamento está presente nesses dois dias.


As classes sociais predominantes continuam sendo as classes A e B, representando 56% dos visitantes. As classes C e D tiveram uma participação maior neste ano. Juntas, somaram 44% total dos visitantes.


O domingo é considerado o terceiro maior dia de faturamento e quase 93% dos shoppings abrem nesse dia. O tráfego mensal de pessoas foi de 376 milhões.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Mundico Silva 29/06/2012 08:20
Pobre só vai para shopping para chupar picolé.Fica andando prá cima e prá baixo com o celular no ouvido e olhando preço sem comprar nada.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
EDVALDO RONNE 29/06/2012 04:09
CONCORRENCIA É BOM PARA O CONSUMIDOR. O POVO DE FORTALEZA ESTÁ DE PARABÉNS AO RECEBER OS DOIS NOVOS SHOPPINGS
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: