Mobile RSS

rss
De "CCC" para "C" 23/02/2012 - 01h30

Agência de risco rebaixa nota da Grécia

A Fitch declarou ainda que um calote do país é "altamente provável no curto prazo". A decisão veio após a União Europeia concordar em emprestar ao país 130 bi de euros
notícia 1 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
AFP
Protestos foram realizados contra o pacote de austeridade

 

Em mais um sinal de desconfiança quanto ao sucesso do segundo pacote de resgate à Grécia, aprovado na madrugada de terça, a agência de classificação de risco Fitch reduziu ontem a nota da Grécia de “CCC” para “C” e declarou que um calote do país “é altamente provável no curto prazo”.

 

Essas notas servem de parâmetros para investidores. Quanto piores, maior o risco para investir e maior o juro pago pelo país na hora de conseguir empréstimos.


A decisão da agência veio após a União Europeia concordar em emprestar ao país 130 bilhões de euros (cerca de R$ 293 bilhões) para evitar que o governo grego desse calote em sua dívida.


O dinheiro, porém, é visto como insuficiente por muitos e apenas um paliativo. Continuam os riscos de um calote e de saída do país da zona do euro.


Ontem, o governo da Grécia anunciou que, devido à recessão em 2011 ter sido maior que o previsto, o deficit público (resultado das receitas menos despesas) em 2012 deve chegar a 6,7% do PIB, e não a 5,4%, como esperavam.


O Parlamento grego deve votar leis que regulam medidas de austeridade e autorizam o acordo com os credores do setor privado, condições para que o empréstimo seja liberado.


Na terça, enquanto os parlamentares discutiam os projetos, novos protestos foram convocados contra o pacote de austeridade que terá que ser implementado.


Desta vez, não houve conflito entre manifestantes e a polícia.


Más notícias

Outra probabilidade que cresce é a de uma recessão na zona do euro.

 

Divulgado ontem, o PMI da região caiu para 49,7 em fevereiro, após registrar 50,4 no mês passado.


O índice tenta prever o desempenho do setor industrial. Valores abaixo de 50 demonstram contração; acima de 50 significam expansão.


A Grécia e o índice ajudaram a derrubar as Bolsas no continente.


A espanhola caiu 1,26%. Em Frankfurt e Milão, as perdas ficaram perto do 1% (0,93% e 0,92%). (da Folhapress)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O governo grego fez uma revisão das sua contas e revelou uma crise ainda maior. A alta do déficit público previsto, segundo dados oficiais para 2012, foi de 6,7% do PIB. Antes tinha sido anunciado um índice de 5,4% devido à recessão no ano passado.

 

Saiba mais

 

Exigências

 

Os sócios europeus temem que uma nova onda de greves e protestos a pouco mais de um mês das eleições, convocadas para abril, prejudique a aprovação das impopulares reformas.


Os deputados gregos têm até o final de fevereiro para aprovar cerca de 80 medidas impostas pela “troika” - o grupo de negociadores internacionais formados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia -como condição para liberar a primeira parcela do novo resgate.


Entre elas, estão incluídos cortes de mais de 3,3 bilhões de euros nos gastos públicos, a liberalização dos mercados de serviços e de produtos e a flexibilização das leis trabalhistas.


O governo grego também terá de incluir em sua Constituição uma cláusula dando prioridade ao pagamento das dívidas antes de qualquer investimento em serviços públicos e estabelecer uma conta especial, separada de seu orçamento, destinada a esses pagamentos.Além disso, a economia grega será permanentemente monitorada por uma missão da “troika”.

 

Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Airton Júnior 23/02/2012 18:47
Só Deus poderá resolver o que acontece na Grécia!
Este comentário é inapropriado?Denuncie

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss