Mobile RSS

rss
Assine Já
Crimes intencionais 18/12/2013

Estado soma 4.449 assassinatos em 2013

A SSPDS anunciou nova forma de contagem de assassinatos. A metodologia, que segue os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), inclui, além de homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínios
{'grupo': 'Reda\xe7\xe3o O POVO Online', 'id_autor': 16302, 'email': 'lusiana@opovo.com.br', 'nome': 'Lusiana Freire'}
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br
Compartilhar


A metodologia de contagem de mortes violentas foi modificada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além dos homicídios, o novo modelo inclui os casos de lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de homicídio). Já contabilizadas nesse sistema, até 15 de dezembro de 2013, foram registradas 4.449 mortes no Ceará.


De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os dados relativos a essas três categorias serão apresentados como estatísticas de crimes violentos letais intencionais (CVLI).


Titular da pasta da Segurança, Servilho Paiva comparou os dados mês a mês neste ano, o que mostra tendência de queda em alguns meses (ver quadro). “Tivemos dois meses subsequentes de queda. Não dá pra dizer que a gente está bem. Mas estamos no rumo certo”, acredita.


A alteração no modelo estatístico foi anunciada ontem pelo secretário. A contagem, disse o secretário, segue o padrão recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “O País não tem uma doutrina única de contagem desse tipo de estatística. A Senasp há muito tempo vem tentando universalizar essa sigla para que tenhamos um padrão”, afirmou.


Servilho Paiva admitiu que, antes da adoção do novo método, mortes em hospitais resultantes de crimes não eram incluídas nos balanços. Figuravam como lesão corporal ou tentativa de homicídio. “Suponhamos que alguém leve um tiro e não morra, vá para um hospital. Não morrendo, ele entra na estatística de tentativa de homicídio. Se morrer, ele vai entrar na estatística de CVLI, ou seja, homicídio”, exemplifica.


O banco de dados da SSPDS será alimentado por meio das polícias Civil e Militar, com base em relatórios da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

 

Transparência


Para o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (LEV), César Barreira, a nova metodologia trará mais transparência. “A gente só vai superar essa situação da segurança na hora em que tiver total transparência dos dados”, disse.


Segundo o pesquisador, as novas estatísticas sobre homicídios no Estado possibilitarão uma formatação nas políticas de combate à violência. “Em um primeiro momento, pode gerar insegurança, mas, logo em seguida, vem a possibilidade de superação a partir da sua visibilidade”, afirma. (Liana Costa)

 

Saiba mais

 

Divulgação

De acordo com Servilho Paiva, os dados de crimes violentos letais intencionais (CVLI) serão consolidados e divulgados a partir do 10º dia do mês subsequente.

2012

Ano passado, a SSPDS somou 3.565 homicídios dolosos. No balanço, não estão inclusos os casos de lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

 

Copa do Mundo

Durante a apresentação, Servilho Paiva informou que, até junho de 2014, 1.100 policiais militares deverão ser incorporados aos quadros da PM. Antes, já em janeiro, 400 novos inspetores de Polícia Civil, que estão participando do curso de formação na Academia de Segurança Pública (Aesp), deverão ser nomeados.

 

> TAGS: mortes
Compartilhar
espaço do leitor
Wellington Maia Junior 18/12/2013 14:16
Para os "gestores"de nosso Estado (se é que podemos assim dizer) e a população esse número de morte é MAIOR que o ocorrido na Guerra do Vietnã em 10 anos. Mas o povo 'e burro e continuar'a a votar errado....PENSE NISSO e reveja suas atitudes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Carlos Bezerra 18/12/2013 13:48
A PUTARIA TÁ GRANDE NESSE ESTADO
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Gustavo Simplicio Moreira 18/12/2013 06:25
ASSASSINATOS 100% X 001% DE SOLUÇÃO!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Gustavo Simplicio Moreira 18/12/2013 06:25
A maioria não vai ser investigada, os delegados estão apenas juntando a guia cadavérica e um pequeno relatório na maioria deles e depois manda pra justiça se virar, no começo do ano chegaram às delegacias distritais vários inqueritos de dois anos atrás, não vai dar em nada, ENGANAÇÃO!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima