Mobile RSS

rss
Assine Já
Pisa 04/12/2013

Escolas federais superam privadas em matemática

Compartilhar

Se a pontuação do Brasil na prova de matemática do Pisa fosse medida apenas pelo desempenho dos estudantes de escolas federais (colégios de aplicação e militares, por exemplo), o País subiria mais de 20 posições no ranking dos países avaliados.

 

Enquanto a nota brasileira em matemática foi de 391 pontos (58º), estudantes das escolas federais atingiram 484,9 pontos, com desempenho superior aos estudantes das privadas (461,7). “O topo da escola pública é igual à França, Inglaterra e Estados Unidos”, disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação) em entrevista coletiva.


Aplicada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne países industrializados, o Pisa é a principal avaliação internacional da educação básica. Em 2012, 510 mil estudantes de 65 países foram avaliados. No Brasil, 18.589 estudantes de 767 instituições fizeram a prova.


Entre os alunos das escolas estaduais, onde estão cerca de 85% das matrículas do ensino médio, a pontuação foi de 379,8. Estudantes de escolas municipais receberam 333,8 pontos, de acordo com o MEC.


Segundo o relatório sobre o desempenho brasileiro no Pisa, o País foi aquele que registrou maior salto, desde 2003, na performance em matemática. Naquele ano, a pontuação brasileira foi de 356; no ano passado, saltou para 391. Ainda assim, o Brasil aparece entre os piores do ranking, acima apenas de sete países (Argentina, Tunísia, Jordânia, Colômbia, Qatar, Indonésia e Peru).


O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, argumentou que o Brasil foi bem sucedido ao aumentar a pontuação com inclusão de estudantes na rede. (das agências)

> TAGS: pisa
Compartilhar
espaço do leitor
Zé Bob 04/12/2013 12:14
Dessa forma, foram instituídos vários níveis de qualidade de ensino: desde a escola sem laboratórios e com recursos mais limitados, até a escola com excelentes laboratórios e melhores condições. Assim todos os anos os alunos são avaliados para saber se permanecem ou migram de nível.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Zé Bob 04/12/2013 12:12
As escolas federais, referidas pela matéria, realizam seleção de seus alunos, através de provas de conhecimento (concurso público). Em Nova York, o prefeito Blonberg adotou a meritocracia no ensino público: o estudante que mostrasse mais resultado ia para a escola pública melhor.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mais comentadas

anterior

próxima