Mobile RSS

rss
Assine Já
Educação 15/06/2012

MEC anuncia 4,8 milhões de inscritos para nova prova do Enem

Estudantes tem até hoje para fazer inscrição. Aplicação das provas está programada para os dias 3 e 4 de novembro próximo em todo o País
Compartilhar

A um dia do término do prazo, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 4,8 milhões, segundo balanço oficial divulgado na noite passada pelo Ministério da Educação (MEC). As informações são da Agência Brasil.

 

Os estudantes interessados em participar da prova têm até as 23h59min de hoje (horário de Brasília) para fazer a inscrição no site do exame. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição.


O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, fez um apelo para que os estudantes não deixem para se inscrever na última hora. Até as 17 horas de ontem, os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (799 mil), Minas Gerais (533 mil) e Rio de Janeiro (368 mil).


A confirmação da inscrição só é feita após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos.

 

Mais importante

Desde 2009, a prova ganhou maior importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. 

 

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.


No primeiro dia de Enem (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro. Houve mudanças no sistema de correção das provas de redação, devido aos problemas verificados na última edição. O MEC considera que os “filtros” novos implementados evitarão problemas.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


São Paulo tem o maior número de inscritos, até o momento, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O pagamento da taxa de R$ 35,00, que pode ser feito até o dia 20, confirma a participação nas provas de novembro próximo.

Compartilhar
espaço do leitor
levi 17/06/2012 22:52
Nao podemos prever o futuro, mas,relativo ao ENEM,uma certeza é absoluta : VAI TER "ENRROLADA"! Não sou pessimista, apenas realista (comparativo com edições anteriores),resta saber qual tipo de trapalhada será ... em novembro saberemos !!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
jose airton de oliveira junior 16/06/2012 12:33
Mais uma sessão de justiça x mec. Quem, mais uma vez, será prejudicado? Nossos filhos. O Governo Federal nunca tomará providências, EDUCAÇÃO a ele não interessa... 50 Universidades federias em greve, Piso salarial dos Professores é desrespeitado... Afinal pra que estudar? Tivemos um Presidente a...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Clécio Oliveira 15/06/2012 13:04
E as trapalhadas, quando começarão? E NEM me venham com mais, E NEM menos, desculpas e enrolações! E, "PT, fraudações"!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: