Mobile RSS

rss
Assine Já
MARGARETH THATCHER 15/04/2013 - 12h33

Tudo pronto para o funeral da "Dama de Ferro"

A emblemática catedral de St. Paul, no centro de Londres, abrigará este funeral cerimonial
AFP
Compartilhar

O Reino Unido se prepara para dar seu último adeus à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, na quarta-feira, em um funeral com grande pompa e mais de 2.000 convidados, que, assim como o legado dos 11 anos de governo da Dama de Ferro, divide profundamente a população.

A emblemática catedral de St. Paul, no centro de Londres, abrigará este funeral cerimonial que, à exceção do nome e do voo rasante de aviões da Royal Air Force (RAF), que a falecida não queria, terá todas as características de um funeral de Estado, como o realizado na morte de Winston Churcill, em 1965.

Assim como naquela ocasião, a rainha Elizabeth II, que não costuma comparecer às despedidas de seus chefes de governo, fará uma exceção e assistirá à missa acompanhada de seu marido, Philip, duque de Edimburgo.

Os chefes de governo Benjamin Netanyahu de Israel, Stephen Harper do Canadá, Mario Monti da Itália, Donald Tusk da Polônia e Sabah al-Ahmad al-Sabah do Kuwait também confirmaram sua presença em Londres para homenagear Margaret Thatcher, que faleceu no dia 8 aos 87 anos, assim como outras figuras britânicas da política e do espetáculo.

Por desejo da falecida, inquilina de Downing Street de 1979 a 1990, as forças armadas terão um papel de destaque na cerimônia.

Está prevista a participação de mais de 700 militares, muitos deles representantes dos regimentos que lutaram na guerra das Malvinas contra a Argentina, em 1982, o conflito que salvou sua carreira política e forjou sua reputação de "Dama de Ferro".

A cerimônia religiosa, fechada ao público, será transmitida ao vivo pela televisão, mas os britânicos, polarizados sobre a ex-primeira-ministra inclusive depois de morta, poderão acompanhar nas ruas o trajeto de 1,9 km que será percorrido pelo caixão, em meio a um forte esquema de segurança para evitar incidentes.

O custo do funeral de Thatcher, estimado pela imprensa em até 10 milhões de libras (15,3 milhões de dólares, 11,7 milhões de euros), provocou diversas críticas, embora o governo tenha classificado esse número de fantasioso.

"Será uma homenagem merecida a uma grande primeira-ministra", afirmou o atual chefe de governo conservador, David Cameron, considerado um herdeiro político de Thatcher e acusado de utilizar sua morte com fins políticos.

O custo do funeral será coberto, em parte, pela família de Thatcher, que tinha dois filhos, os gêmeos Mark e Carol; e o restante, pelos fundos públicos, num momento em que os britânicos são submetidos a um severo plano de austeridade.

Até o bispo de Grantham, cidade de origem de Thatcher, no leste da Inglaterra, afirmou que a elevada soma era um erro que só servia para atrair problemas.
Segundo uma pesquisa divulgada no domingo pelo Independent on Sunday, 60% dos britânicos são contrários ao pagamento da conta do funeral pelos contribuintes, praticamente o mesmo percentual que considera que Thatcher foi a primeira-ministra que mais dividiu o país.

Centenas de opositores de Thatcher, entre eles muitos militantes esquerdistas majoritariamente jovens, assim como ex-mineiros que sofreram na própria pele as radicais políticas da Dama de Ferro, se reuniram na Trafalgar Square para protestar contra seu legado econômico e social.

A polícia estava em pé de guerra devido a divisões dentro da própria corporação.
Muitos policiais já anunciaram que participarão do protesto convocado pela internet, que convoca os detratores de Thatcher a protestar dando as costas ao caixão durante o funeral.

A polícia anunciou que respeitará o direito ao protesto e, através de uma de suas porta-vozes, Christine Jones, prometeu buscar um equilíbrio entre os manifestantes e aqueles que querem homenagear a controversa ex-primeira-ministra.

AFP

> TAGS: afp
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Mais Notícias

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Facebook

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já