Mobile RSS

rss
Assine Já
YOSOY123 11/07/2012 - 16h57

Estudantes protestam no México diante de embaixadas que reconhecem vitória do PRI

Compartilhar

MÉXICO, 11 Jul 2012 (AFP) - Manifestantes do movimento estudantil mexicano #Yosoy132 se posicionaram nesta quarta-feira diante das embaixadas de vários países da Europa e da América Latina para pedir que a vitória do candidato do PRI, Enrique Peña Nieto, na eleição presidencial não seja reconhecida.

"Pedimos aos governos do mundo que respeitem o processo eleitoral mexicano", indicou o #Yosoy132, em um documento lido diante das embaixadas de França, Espanha, Chile, Argentina, Equador e Uruguai, entre outras.

Os governos desses países e de vários outros, incluindo Brasil e Estados Unidos, felicitaram Peña Nieto por sua vitória na eleição de 1º de julho, na qual, segundo o resultado oficial, obteve 38% dos votos.

No entanto, o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, segundo colocado com 31%, advertiu que prepara uma impugnação contra o processo eleitoral por considerar que houve diversas irregularidades, entre elas a suposta compra de milhões de votos por parte do PRI.

"Entendemos os protocolos internacionais, mas pedimos uma conscientização maior dos líderes mundiais frente ao contexto social e político de nossa nação, o México", acrescentou o #Yosoy132, ao lembrar que o Tribunal Eleitoral mexicano ainda deve analisar eventuais ações contra a eleição.

Esse movimento estudantil, que se declarou sem vínculos partidários, embora alguns de seus integrantes mantenham laços com a esquerda, se opõe à vitória do PRI por considerar que seria um retrocesso para a democracia mexicana.

Peña Nieto e o PRI rejeitaram as acusações de compra de votos e irregularidades.

O Tribunal Eleitoral tem até quinta-feira para receber impugnações ao processo eleitoral, que deverá apresentar uma resposta a elas antes de 6 de setembro, data em que vai anunciar o nome do presidente eleito.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Mais Notícias

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Facebook

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já