Mobile RSS

rss
Assine Já
Rio mais 20 12/06/2012 - 12h10

Quando o assunto é sustentabilidade

O POVO Online levantou projetos cearenses que mostram como é possível associar desenvolvimento - econômico e social - a preservação e inclusão
notícia 0 comentários
Compartilhar
Um dos cartões postais do País, cidade do Rio de Janeiro será cenário do encontro entre líderes mundiais. Cento e quinze países confirmaram chefes de Governo e de Estado

A um dia da abertura da Conferência das Nações Unidas, a Rio mais 20, o mundo se volta para o Rio de Janeiro, de 13 a 19 deste mês. No que depender do Brasil, o encontro se tornará referência internacional na defesa do meio ambiente com desenvolvimento sustentável e inclusão social.

No Ceará, exemplos e projetos mostram que por meio de soluções e ideias simples é possível associar desenvolvimento - econômico e social - a preservação e inclusão. O POVO Online levantou projetos cearenses que servem de referência quando o assunto é sustentabilidade.

Como o caso uma empresa de ônibus que preserva 10 mil metros de área verde na garagem e faz o reaproveitamento de 90% da água que circula em sua sede. Ou, o exemplo de um administrador de empresas que passou a economizar R$ 700 na conta de energia, após a instalação de um aerogerador.

Você já ouviu falar em energias renováveis? Um exemplo são os briquetes (lenha ecológica), blocos feitos de resíduos de madeira prensada e utilizados como combustível por meio da queima. No Ceará, a Cagece contribui para o processo há um ano.

Também existem projetos que associam inclusão e responsabilidade ambiental por meio da reciclagem. Palestrantes e artesãos orientaram a população de municípios cearense sobre a importância da reciclagem, assim como, a melhor forma de manusear o material.

Cearenses na Rio mais 20
Movidos pela causa ambiental, 20 jovens cearenses discutem o futuro do planeta nos eventos que acontecem a partir de amanhã. Eles representam os interesses da juventude ambientalista na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio mais 20, e na Cúpula dos Povos.

Rio mais 20
O encontro discutirá os desafios ambientais e econômicos mundiais, a Rio mais 20 deverá traçar um novo cenário para as próximas décadas.

Em relação à estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, as discussões devem ter como foco as áreas econômica, social e ambiental. Nos últimos anos, líderes políticos estimularam as discussões sobre a possibilidade de pôr em prática programas voltados ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar social e à proteção ambiental, organizados de forma conjunta.

 

Áudio

O Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, falou sobre a Rio+20 durante o programa Revista O POVO/CBN. Confira no link abaixo.

 

 

Carbono e Vida

Saiba o que são os créditos de carbono e a importância deles para o nosso planeta

 

 

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Mais Notícias

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Brasil

Powered by Feedburner/Google

Facebook

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já