Mobile RSS

rss
Assine Já
nesta manhã 21/03/2014 - 11h01

Fila para licitação de vagas de táxi atravessa perímetro do Paulo Sarasate

Pessoas começaram a chegar no local por volta das 14 horas da última quinta-feira; recebimento de envelopes teve início às 8 horas desta sexta
notícia 1 comentários
foto: mauri melo
Fila começou a ser formada por volta das 14 horas da última quinta-feira, 20.
Compartilhar

O certame licitatório para a criação de vagas de táxi em Fortaleza teve início na manhã desta sexta-feira, 21, no ginásio Paulo Sarasate, na rua Idelfonso Albano, no bairro Aldeota. A fila começou a ser formada na tarde da última quinta-feira, 20, e até às 22 horas os taxistas já contavam 500 pessoas. Nesta manhã, a fila dava a volta em todo o perímetro do ginásio e até às 9 horas, 550 senhas foram distribuídas.
Confira fotogaleria
A previsão, segundo o diretor jurídico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Geroge Dantas, é que entre 4 e 5 mil pessoas entreguem os envelopes com informações técnicas dos veículos e condutores, até às 17 desta sexta, prazo máximo para recebimento da documentação. O atendimento é por ordem de chegada, não havendo prioridade para idosos do lado de fora, e conta com 20 guichês.

Na fila, as pessoas se protegiam do sol com guarda-chuvas e acomodavam-se em bancos e cadeiras trazidos, segundo apuração do O POVO. Trinta agentes da Guarda Municipal e equipes do Batalhão de Choque faziam o controle externo da fila. Alguns taxistas que não quiseram se identificar reclamavam da fiscalização da Etufor, pois alegavam que algumas pessoas levavam familiares para pegarem mais de um vaga, que seriam utilizadas em aluguel para taxistas auxiliares.



O edital de licitação cria 490 novas vagas de táxi para o Município, sendo 451 convencionais, 30 especiais para aeroporto e nove para o serviço de táxi adaptado e/ou com mobilidade reduzida, chamado de Sistema de Táxi Incluso (STI) . Além disso, 5% das vagas serão destinadas para deficientes físicos.

Taxistas
Atualmente, a capital conta com 4.392 táxis, sendo 40 táxis acessíveis e 84 especiais para o aeroporto. Os taxistas que foram realizar cadastro são, na maioria, condutores auxiliares, que alugam a vaga de condutores licitados (aluguel chega até a R$ 600,00 por semana, segundo apuração do POVO).

O último certame licitatório abriu 420 vagas, em 2009. Segundo a Etufor, as 490 vagas abertas neste ano são demandas da população, que necessita de mais profissionais na cidade. No certame, são avaliados ano de fabricação do veículo, equipamentos de conforto e segurança do veículo, tempo de habilitação do licitante, tempo efetivo no exercício da atividade como condutor auxiliar no município de Fortaleza, entre outros.

Segundo a presidente da Comissão Especial de Licitações do Município, Geovania Machado, a análise da documentação será na próxima segunda-feira, 24, e em no máximo dez dias todo o processo licitatório deve ser concluído. O resultado será divulgado na sede da Prefeitura, na rua do Rosário, 77, no Centro – Ed. Comte. Vital Rolim (Sobreloja e Terraço).

Redação O POVO Online com
informações da repórter Rachel Gomes

Compartilhar
espaço do leitor
Ar 22/03/2014 09:50
Você errou na matéria a licitacao passada foram 320 vagas
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já