Assine O POVO

Temos uma oferta especial para você

CLIQUE E CONFIRA

Mobile RSS

rss
Assine Já
Mobilidade Urbana 07/03/2014 - 16h20

Praça Portugal dá lugar a cruzamento e a quatro novos espaços de lazer

Com a intervenção, a Praça Portugal será dividida em quatro partes, formando as "Praças de Portugal"
notícia 58 comentários
Divulgação
Projeção de como será o trânsito e a área da Praça Portugal
As obras do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) serão realizadas em duas fases e vão contar com, entre outros destaques, a implantação de binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, e a transformação da Praça Portugal em um cruzamento
Compartilhar

As obras do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) serão realizadas em duas fases e vão contar com a implantação de binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, e a transformação da Praça Portugal em um cruzamento.

Veja fotos do projeto

As mudanças foram apresentadas pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) na tarde desta sexta-feira, 7, em entrevista coletiva à imprensa.

A primeira etapa das obras vai contar com implantação do sentido único na Santos Dumont (que passará a ser mão única no sentido Centro/praia a partir da rua Tibúrcio Cavalcante) e na Dom Luís, sentido inverso. As vias terão faixa preferencial de ônibus e ciclofaixa.

O prazo de entrega da primeira etapa é 31 de maio, quando da inauguração do túnel da Santos Dumont sob a Via Expressa pela qual passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Com a adoção do cruzamento, a Prefeitura desiste de implantar túnel no local, ideia anteriormente pensada.

Já na próxima segunda-feira, 10, começam as obras para retirada do canteiro central na avenida Dom Luís. Além disso, 202 árvores dos canteiros das duas avenidas serão transplantadas para o passeio das vias e outras, como as avenidas Paulino Rocha e Presidente Juscelino Kubitschek.

Praça Portugal
Com a intervenção, a Praça Portugal será dividida em quatro partes, formando as "Praças de Portgual". Elas serão criadas nas esquinas do cruzamento.

Ação "emergencial"
O Paitt, que foi anunciado em dezembro do ano passado pela Prefeitura de Fortaleza, é considerado uma "ação emergencial" para melhorar os principais problemas do trânsito da Capital.

O secretário-executivo da SCSP e coordenador do Paitt, Luís Alberto Sabóia, explica que o Plano prevê ações a serem executadas até o fim de 2014.

Nos próximos meses, os projetos-piloto começam a ser implementados com a utilização de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência, por exemplo, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Redação O POVO Online

> TAGS: praça portugal
Compartilhar
espaço do leitor
Priscylla Vidal 14/12/2014 18:06
Quando vão começar as obras? Não vejo a hora! O trânsito naquele trecho é um inferno! Quando morava em Goiânia percebíamos que os motoristas lá sabiam usar a rotatória e o trânsito fluía normalmente, já aqui em Fortaleza infelizmente o povo não sabe usar e transforma o trânsito num inferno!
Belmar Costa 07/04/2014 13:27
pra vocês que não têm veículos, comprem um, trafeguem nos horários de 08:00 as 10:00 e no horário de pico de 15:00 em diante, já pensou??? Tempo,esse é o grande gargalo ni trânsito na quela área... Pra vocês que não entendem passeiem nesses horários de coletivo, e se deliciem com ar condicionados,,,
Belmar Costa 07/04/2014 13:20
Dizer que a Praça faz parte ou pode fazer parte do Patrimonio Cultural,tudo bem ; mas a questão não é essa, resolver o problema de fluxo de veículos en torno das avenidas torna-se mais importante para a viabilidade e a economia da cidade, ou estou erado??????
Lorena Freire 11/03/2014 22:16
Quem critica nao deve conhecer a Praça Portugal: além daquela rotatória gigante no centro, que so fica "linda" uma vez por ano, no Natal, existem quatro pracinhas no entorno, separadas por ruelas, que servem de parada de taxi. Essas pracinhas serão aumentadas, criando-se as quatro praças p
Lorena Freire 11/03/2014 22:16
Quem critica nao deve conhecer a Praça Portugal: além daquela rotatória gigante no centro, que so fica "linda" uma vez por ano, no Natal, existem quatro pracinhas no entorno, separadas por ruelas, que servem de parada de taxi. Essas pracinhas serão aumentadas, criando-se as quatro praças p
Ver mais comentários
58
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Mobile RSS

rss
Assine Já