Uma denúncia de um suposto conteúdo homofóbico em apostila do colégio Farias Brito foi feita ao Ministério Público do Ceará (MP-CE) pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). A entidade diz ter recebido a acusação de uma pessoa identificada como estudante do 3º ano do ensino médio do colégio. Nesta quarta-feira, 6, a denúncia foi encaminhada às promotorias de educação.
A denúncia foi feita ao Procurador de Justiça, José Valdo Silva, do MP-CE, e à Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Macaé Evaristo.
Segundo informações do secretário de educação da ABGLT, Toni Reis, a acusação é que no dia 14 de fevereiro deste ano de 2013, durante aula de Física sobre prótons e elétrons, o suposto estudante da escola teria observado na apostila que as figuras utilizadas para ilustrar repulsão e atração seriam de cunho homofóbico. Nas figuras, a repulsão se dá entre dois meninos ou duas meninas, enquanto a atração se dá entre um menino e uma menina.
Na apostila, abaixo das ilustrações supostamente homofóbicas, há os dizeres:
"Através dessas experiências, é possível concluir que prótons e elétrons apresentam uma propriedade, não manifestada pelos nêutrons, denominada carga elétrica. Convenciona-se que os prótons apresentram carga positiva (+), os elétrons, carga negatia (-) e os nêutrons, carga nula (0)."
Colégio nega homofobia
Em contato com o O POVO Online, o diretor-superintendente da instituição de ensino, Tales de Sá Cavalcante, disse que ainda não foi notificado formalmente. Segundo ele, a apostila é utilizada no colégio desde o ano de 2006, e os estudantes nunca se manifestaram contra as ilustrações. "Em nenhum momento, o professor que fez (o material didático) tomou uma atitude de homofobia", defende.
De acordo com o diretor, o professor estava ensinando eletricidade, onde cargas iguais se repelem e as diferentes se atraem. Ele caracteriza as ilustrações como "recursos didáticos". "São crianças de dois anos. Pela Psicologia, nesta fase, a pessoa não tem desenvolvido a sexualidade ainda", diz Tales.
O diretor defende também que a instituição é "pluralista" e "democrática", com alunos, professores e funcionários homossexuais. Tales diz que o colégio está investigando o caso. "Tudo indica que este aluno não exista e que seja intriga de colégios concorrentes", alega.
Camila Holanda
camilaholanda@opovo.com.br
anterior
próxima
Acompanhe O Povo Online. Notícias no Facebook
Agora no Twitter
Cotidiano | O POVO
Homem é preso em blitz da PRF portando mais de 300 DVDs piratas. http://t.co/LzfuMhQWH8
Cotidiano | O POVO
Empresa é autuada pela Prefeitura e pode ser multada por vazamento de óleo na Praia do Futuro. http://t.co/kurtzZtSZr
Cotidiano | O POVO
Poste cai em cima de dois veículos após colisão de caminhão, em Fortaleza. http://t.co/c4AOUvOvNx
Cotidiano | O POVO
Ceará tem 57.686 mandados de prisão em aberto. Acusados de assassinatos e outros crimes estão à solta. http://t.co/z3R3UGsZPa
Cotidiano | O POVO
Motoristas e cobradores de ônibus negociam reajuste salarial nesta sexta-feira. http://t.co/tK4JDqB5K6
Cotidiano | O POVO
Hospital e cemitério não terão acesso bloqueado na Copa das Confederações. http://t.co/qEGuIgSZPg
Siga o cotidianoopovo no twitter
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Novo
Comes & Bebes
O melhor da gastronomia, toda sexta-feira, no O POVO
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
1
Mundo2
Política3
Política4
Política5
Divirta-seCopyright © 1995-2013