motor 1.0 03/05/2016 - 11h23

Confira as opções do mercado para veículos motor 1.0

divulgação
Compartilhar

Se você está à procura de um veículo com motor 1.0, mas não sabe quais as opções que existem no mercado, O POVO selecionou 12 para facilitar a sua vida. Confira:

1. Fiat Mobi/Uno/Palio/Palio Fire/Siena EL
O recém-lançado Fiat Mobi exibe um visual bastante inovador, mas traz sob o capô um velho conhecido dos brasileiros: o motor 1.0 Fire Evo que já equipa o Uno e o Palio. Esse propulsor flex de oito válvulas rende 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina ou 75 cv e 9,9 kgfm, respectivamente, com etanol. Já no Palio Fire e no Siena EL está o 1.0 Fire que entrega os mesmos números de potência e torque. Em todos os modelos, a única opção de câmbio que acompanha o 1.0 é manual de cinco marchas.

2. Volkswagen up!/Gol/Voyage/Fox
Na linha 2017, Gol e Voyage passaram a ser equipados com o mesmo motor 1.0 de 12 válvulas e três cilindros do up! e do Fox, capaz de entregar 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina ou 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol. Nos modelos Gol, Voyage e Fox, a única opção de câmbio para esse motor é o manual de cinco velocidades. Já o up! pode ser equipado com o automatizado I-Motion de cinco velocidades a partir da configuração Move up!.

3. Volkswagen up! TSI
Pioneiro no Brasil, o up! TSI foi o primeiro carro no País a oferecer motor 1.0 12V flex de três cilindros turbo. Mas para acomodar o turbo e a potência extra, a Volks informou que praticamente todo o motor foi modificado, restando pouquíssimas peças em comum. Ele rende 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol, com torque máximo de 16,8 kgfm com ambos os combustíveis. Nas configurações TSI, a transmissão é sempre manual de cinco marchas.

4. Hyundai HB20/HB20S
O motor 1.0 flex do Hyundai HB20 – chamado Kappa - também possui 12 válvulas e três cilindros, sendo capaz de render 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O torque máximo é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente. Tanto o hatch como o sedã HB20S trazem sempre câmbio manual de cinco marchas nos modelos 1.0.

5. Hyundai HB20/HB20S turbo
Há menos de um mês, a marca sul-coreana também lançou um motor 1.0 12V flex turbo, que pode equipar o hatch HB20 ou o sedã HB20S, sendo duas versões disponíveis em cada modelo. Esse Kappa 1.0 de três cilindros com turbo desenvolve um pouco mais do que seu “irmão” aspirado, com 98 cv com gasolina e 105 cv com etanol e torque máximo de 13,8 kgfm e 15 kgfm, respectivamente. Com esse propulsor, a única opção de transmissão é a manual de seis marchas, mas com o diferencial 10% mais longo em relação aos modelos 1.0 aspirados.

6. Kia Picanto
Mais um modelo 1.0 12V flex de três cilindros no mercado brasileiro, o Kia Picanto entrega 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina ou 80 cv e 10 kgfm com etanol. A transmissão do Picanto pode ser manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. Dessa forma, o hatch da Kia é o único que une câmbio automático e motor 1.0 dos carros à venda no País.

7. Chevrolet Classic
A Chevrolet ainda não entrou no mundo dos três cilindros, assim como a Fiat. O sedã Classic possui o antigo 1.0 VHC flex que rende 77 cv e 9,5 kgfm com gasolina ou 78 cv e 9,7 kgfm com etanol. Vendido em versão única, ele traz apenas câmbio manual de cinco marchas.

8. Chevrolet Onix/Prisma
Oriundos de projetos mais recentes da marca, o hatch Onix e o sedã Prisma têm versões com motor 1.0 flex de quatro cilindros e oito válvulas que entregam 78 cv e 9,5 kgfm com gasolina ou 80 cv e 9,8 kgfm com etanol. Ambos são equipados apenas com transmissão manual de cinco velocidades.

9. Ford Ka/Ka+
A Ford possui apenas dois modelos em seu catálogo equipados com motor 1.0. Trata-se do hatch Ka e do sedã Ka+, ambos com propulsor 1.0 TiVCT flex de três cilindros e 12 válvulas. Ele rende 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, com torque máximo de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm, respectivamente. Mais uma vez, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.

10. Renault Clio/Sandero/Logan
Modelo de entrada da Renault, o Clio possui motor 1.0 16V Hi-Power que rende 77 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol. O torque máximo é de 10,2 kgfm e 10,5 kgfm, nessa mesma ordem. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Esse mesmo conjunto equipa ainda as versões básicas do hatch Sandero e do sedã Logan.

11. Nissan March/Versa
A Nissan também aderiu ao 1.0 12V flex de três cilindros nos modelos March e Versa. Ele desenvolve 74 cv de potência com gasolina e 77 cv com etanol, com torque máximo de 10 kgfm com ambos os combustíveis. Eles são oferecidos apenas com transmissão manual de cinco marchas.

12. Chery QQ
Único dessa lista a não ser flex, o Chery QQ conta com motor 1.0 Acteco 12V de três cilindros movido apenas a gasolina que entrega 69 cavalos de potência e torque máximo de 9,3 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google