Veja vídeo 05/10/2015 - 13h51

Cientistas desenvolvem técnica que promete regenerar pneu furado

Conforme os pesquisadores, cerca de oito dias após o pneu furar, a resistência da borracha do pneu volta a um nível que suporta uma pressão vinte vezes superior à pressão normal de um veículo
divulgação
Caso o motorista tenha pressa, é possível regenerar o pneu furado em 10 minutos
Compartilhar

Um grupo de cientistas do Instituto Leibiniz de Pesquisas em Polímeros da universidade de Dresden, na Alemanha, desenvolveu uma nova borracha que promete se regenerar por conta própria após avaria, como um corte gerado por um caco de vidro.

Pesquisadores do renomado centro de pesquisa mundial pretendem aplicar o novo material tecnológico ao pneus, no intuito de torná-los mais duráveis. A borracha teria a capacidade de reagrupar as moléculas que compõem o material sem a necessidade de outros elementos químicos.

Conforme os cientistas, cerca de oito dias após o pneu furar, a resistência da borracha do pneu volta a um nível que suporta uma pressão vinte vezes superior (de até 750 Psi) à pressão normal de um veículo (variável entre 28 e 35 Psi).


Portanto, o condutor não precisaria intervir no processo. Basta deixar o pneu na garagem para que volte à sua forma original. Depois, é só enchê-lo e continuar a usá-lo. Porém, caso o motorista tenha pressa em reconstituir o pneu, é possível regenerá-lo em 10 minutos a uma temperatura de 100º C.

Pneus com a borracha especial ainda não estão disponíveis para venda, porém os pesquisadores acreditam que o projeto seja viável para ser comercializado futuramente.

Veja vídeo que mostra como o material se regenera:

 

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online 

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google