futurista 27/07/2015 - 14h18

Mercedes-Benz apresenta seu caminhão autônomo

Protótipo está pronto para rodar sem intervenção do motorista. Expectativa da Mercedes é dar início às vendas do Future Truck ainda em 2015
fotos: divulgação
Luzes azuis da dianteira indicam modo de condução autônomo. Luzes brancas indicam modo de condução normal
Compartilhar

A Mercedes-Benz desenvolveu e apresentou recentemente o seu caminhão autônomo Future Truck 2025.

O protótipo futurista está pronto para rodar sem intervenção do motorista, mas a empresa alemã ainda aguarda definições sobre este tipo de veículo nos países onde a marca pretende comercializá-lo. A expectativa da Mercedes é dar início às vendas do Future Truck em 2015.

O FT foi apresentado pela primeira vez em 2014, no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA, na cidade alemã de Hanover.

O protótipo futurista está pronto para rodar sem intervenção do motorista

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a marca, o FT 2025 é seguro, embora diante de ações externas, realizadas por outros motoristas, possam desativar o modo autônomo do caminhão inesperadamente, gerando risco de acidentes.


Com direção elétrica e feito sobre a plataforma do modelo MB Actros 1845, o caminhão vem equipado com um motor seis cilindros em linha de 449 cv e 224 kgfm, acoplado a um câmbio automático de 12 velocidades.

O FT conta com sistema de piloto rodoviário, câmeras e sensores inteligentes. Um jogo de LEDs na dianteira indicam se o modo de condução do veículo é autônomo, por meio de luzes azuis; ou se é feita normalmente pelo motorista, por meio de luzes brancas.  

O protótipo futurista está pronto para rodar sem intervenção do motorista

 

 

 

 

 

 

 

Já as câmeras podem identificam o tipo de estrada, faixas, carros, objetos ou pedestres que se encontram próximo ao caminhão. Os retrovisores também foram substituídos por câmeras (tablets digitais), que podem ser monitoradas da cabine de comando, em tempo real.

O protótipo futurista está pronto para rodar sem intervenção do motorista

 

 

 

 

 

 

 

Embora projetado para circular sem o auxílio de um motorista, o FT não sai dirigindo sozinho. Antes, é necessário que o condutor dê a partida, engate o câmbio e acelere até atingir uma velocidade constante. Só assim o caminhão reconhece as faixas da pista e o modo autônomo é ativado.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google