em Nevada 07/05/2015 - 14h43

Daimler apresenta primeiro caminhão auto-dirigido do mundo; veja vídeo

A empresa com sede em Stuttgart disse em comunicado que Nevada aprovou dois caminhões Freightliner Inspiration para trafegar normalmente em vias públicas
reprodução/youtube
Os veículos têm sistemas inteligentes, incluindo sensores e reguladores de velocidade ativa, e são autorizados para utilização sem um motorista humano
Compartilhar

A montadora alemã Daimler apresentou o que chama de primeiro caminhão auto-dirigido do mundo autorizado para uso em vias públicas, e exibiu o veículo inovador no estado norte-americano de Nevada.

O caminhão Freightliner Inspiration foi lançado na icônica Represa Hoover, a uma hora de carro de Las Vegas, disse Wolfgang Bernhard, chefe da divisão de caminhões e ônibus da Daimler.

"A represa Hoover oferece o cenário ideal para um lançamento tão significativo para a indústria de caminhões", disse. "Ela não só foi construída usando principalmente caminhões, mas é uma inspiração em termos de estrutura como poucas outras do mundo", acrescentou.

A empresa com sede em Stuttgart disse em comunicado que Nevada aprovou dois caminhões Freightliner Inspiration para trafegar normalmente em vias públicas.

Os veículos têm sistemas inteligentes, incluindo sensores e reguladores de velocidade ativa, e são autorizados para utilização sem um motorista humano - embora alguém tenha que estar presente para monitorar o sistema e assumir o volante, se necessário.

"A autorização para trafegar em estradas nos Estados Unidos é um passo importante para os caminhões autodirigidos", afirmou Bernhard.

Pioneira

A Daimler, cujos veículos incluem a marca de luxo Mercedes-Benz e os compactos da Smart, é também o maior fabricante mundial de caminhões com marcas como Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso e BharatBenz.

A gigante alemã é pioneira na tecnologia de veículos que dirigem sozinhos, tanto em carros quanto em caminhões. Além de maior segurança em comparação com motoristas humanos, os caminhões auto-dirigidos podem economizar até 5% no consumo de combustível.

O trabalho do motorista do caminhão também fica menos tedioso e, portanto, mais atraente, acrescentou Bernhard. Ele afirmou que um caminhão totalmente auto-conduzido, sem a necessidade de monitoramento humano "não estará conosco antes de 2025".

Daimler está buscando autorização na Alemanha semelhante à obtida em Nevada. A montadora alemã testou um caminhão auto-dirigido da Mercedes-Benz na Alemanha em julho de 2014, mas em um trecho de rodovia sem qualquer outro tráfego.

Veja vídeo do caminhão auto-dirigido:

 

AFP

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google