NO AR 15/09/2014 - 16h17

Confira as cores da fumaça que saem do escapamento e identifique os problemas

Seja branca, preta ou azulada, cada cor de fumaça liberada indica um tipo de problema
reprodução/youtube
O ideal é que não exista fumaça saindo do escapamento
Compartilhar

Onde há fumaça, há suspeita de que algo está errado. Logo, quando o assunto é carro, a história se repete.

Ver fumaça saindo do escapamento não é um bom sinal, pois além de representar prejuízo financeiro e dano ambiental, cada cor de fumaça que sai do escapamento pode apontar um tipo específico de problema. Por outro lado, o motorista pode, através da cor da fumaça, verificar e interpretar onde está o problema do carro.

Confira as três diferentes cores de fumaça que um escapamento pode expelir:

- Branca

A fumaça branca nem sempre significa a existência de um problema com o carro. Caso ocorra apenas no momento em que o motor é ligado ou em dias mais frios, é apenas um sinal de condensação do ar, especialmente comum em carros a álcool. Porém, se a fumaça insistir em aparecer quando o motor já está aquecido ou em dias quentes, quer dizer que o motor também está queimando água na câmara de combustão. Verificar se o nível do líquido de arrefecimento (água do radiador) não diminui com frequencia pode ajudar na confirmação.

- Preta

Menos grave que a fumaça branca, a presença da fumaça preta pode indicar que é preciso trocar as velas do carro. Provavelmente o veículo está desregulado na hora de misturar ar e combustível.
Isso quer dizer que o motor injeta mais combustível na câmara do que é capaz de queimar. Esse combustível em excesso é expelido no escapamento e só é queimado do lado de fora pelo calor do próprio escape, resultando na fumaça preta.

Isso quer dizer que o carro está queimando combustível inutilmente e
Ou seja, seu carro está gastanto um combustível que está sendo queimado sem utilidade alguma, além de estar poluindo mais.

- Azulada

A presença da fumaça azulada geralmente representa um alerta grave. A cor, facilmente confundida com a fumaça brança, significa queima de óleo no motor e pode exigir sua reforma completa. Geralmente a incidência deste tipo de fumaça ocorre por conta de alguma folga gerada por desgaste ou quebra nos aneis dos pistões. O nível de óleo baixando rapidamente é um sintoma que confirma o problema.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Natalino Rosa 29/07/2016 17:51
Então nesse caso meu gol 91 quadradím a fumaça que sai é branca e esta muito frio aqui em Joinville então esta ótimo
Natalino Rosa 29/07/2016 17:50
Então nesse caso meu gol 91 quadradím a fumaça que sai é branca e esta muito frio aqui em Joinville então esta ótimo
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google