Anac 21/06/2016 - 08h59

Demanda por transporte aéreo cai 7,8% em maio

Nos cinco primeiros meses de 2016, a procura doméstica acumula uma baixa de 6,6% diante do mesmo período de 2015
Divulgação
A quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior
Compartilhar


No mês de maio, a demanda por transporte aéreo de passageiros apresentou queda de 7,8%, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que mostra que o setor no Brasil já registra dez meses consecutivos de retração. Nos cinco primeiros meses de 2016, a procura doméstica acumula uma baixa de 6,6% diante do mesmo período de 2015.

Por outro lado, a oferta de transporte aéreo doméstico também diminuiu no mês passado, apresentando uma queda de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Essa já é a nona baixa consecutiva. Do começo do ano até agora, a redução na oferta foi de 5,7%.

Com a diminuição da oferta menor que a da demanda, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras melhorou e ficou em 78,3% em maio de 2016, que representou alta de 0,3 ponto porcentual ante o reportado no mesmo mês do ano passado.

No período de janeiro a maio de 2016, o aproveitamento doméstico foi de 79,4%, frente a 80,3% do mesmo período de 2015, o que representou redução de 1%, disse a Anac.

Passageiros
No total, as empresas aéreas nacionais transportaram um total de 6,9 milhões de passageiros pagos no mercado doméstico em maio, o que corresponde a uma queda de 10% em relação a maio de 2015, completando dez meses consecutivos de retração.

No período de janeiro a maio de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google