Imposto de Renda 19/04/2013 - 11h16

Envio de declaração incompleta pode ser alternativa para atrasados

Uma alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora
Compartilhar

O prazo final para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física vai até o próximo dia 30. No entanto, dados da Receita Federal apontam que metade dos contribuintes obrigados ainda não entregaram a Declaração.

A principal dica para não quem entregou o formulário é fazê-lo o mais rápido possível porque podem haver problemas técnicos ou de congestionamento. Para os contribuintes que não consigam todos os documentos necessários para a elaboração completa do material, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, sugere que uma alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora.

”Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”.

Richard Domingos lembra que a multa para quem não declarar tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês. “Se deixar para o dia 30, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo problemas técnicos e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso”, explica.

Segundo o diretor executivo da Confirp, o maior problema é a falta de organização, que faz com que não se tenha todos os documentos necessários.

Redação O POVO Online
Confira mais notícias no canal Imposto de Renda 2013  

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal + Notícias

Powered by Feedburner/Google