RECEITA FEDERAL 17/04/2013 - 12h20

Casais devem declarar Imposto de Renda juntos ou separados?

Antes de decidir a melhor forma, os casais devem fazer simulações
Compartilhar

Na hora de declarar o Imposto de Renda, muitos casais questionam se devem preencher o documento de forma conjunta ou separada. Os contribuintes pessoas físicas têm até 30 de abril para entregar a declaração do Imposto de Renda ano-base 2012.

A expectativa do órgão é receber, até o final do prazo de entrega, 26 milhões de documentos, um recorde em relação aos anos anteriores. A multa mínima para aqueles que não cumprirem com a obrigação é R$ 165,74.

De acordo como especialista da IOB Folhamatic, Edino Garcia, é recomendável fazer simulações para saber qual é o modelo mais viável: o simplificado ou o completo; o separado ou em conjunto. “No momento em que o contribuinte for preencher a declaração, o próprio programa IRPF/2013 indicará ao contribuinte a melhor opção. Comece pela completa, analisa o resultado que é apresentado pelo próprio programa IRPF2013 e faça a escolha”, orienta o especialista.

Diferenças

De acordo com Garcia, o modelo simplificado é a melhor opção para quem não tem muito a declarar ao Fisco. Segundo ele, nesse modelo o contribuinte deverá somar todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo de 2012, e sobre este valor será concedido um desconto de 20%, que está limitado a R$ 14.542,60. “O desconto simplificado pode ser usado independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras”, informa Garcia.

Segundo ele, o modelo completo é válido para quem tem muitas deduções a fazer, como gastos com educação, plano de saúde, dependentes.

Redação O POVO Online

Confira mais notícias no canal Imposto de Renda 2013

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal + Notícias

Powered by Feedburner/Google