RECEITA FEDERAL 05/04/2013 - 15h13

Errou na declaração do Imposto de Renda? Veja como corrigir

A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente. Assim, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias
DIVULGAÇÃO
O contribuinte pode fazer a retificação da declaração pela Internet
Compartilhar

Faltando menos de um mês para o fim do prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, cerca de 80% do contribuintes ainda não prestaram contas à Receita Federal. Quem já declarou, ainda tem a chance de consertar os erros e enviar uma declaração retificadora.

Segundo o diretor executivo da Confirp Contabilidade Richard Domingos, os erros na declaração não devem ser motivos de desespero. "Detectados os problemas na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, onde os erros serão corrigidos", disse. Ele explicou que o prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina".

BAIXE O PROGRAMA DO IRPF

Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.

Segundo Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora.

Retificação na Receita

É possível fazer a retificação normalmente durante o período de entrega da declaração. Encerrado o prazo, a correção poderá ser feita em um período máximo de cinco anos e desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES

A retificação dá a possibilidade de trocar a forma de tributação, ou seja, apresentar uma declaração utilizando o desconto simplificado para substituir uma declaração apresentada utilizando as deduções legais ou vice-versa. A possibilidade, no entanto, existe apenas durante o período de entrega.

A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Acesse especial Imposto de Renda 2013

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal + Notícias

Powered by Feedburner/Google