decréscimo 04/03/2015 - 15h56

Queda na produção de veículos em 2014 prejudicou produção industrial

Dados divulgados nesta quarta pelo IBGE contrastam com o crescimento da produção industrial brasileira em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2014
divulgação
Queda da produção industrial, no entanto, não se deveu apenas à redução na produção de veículos automotores
Compartilhar

A queda de 18,2% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias foi uma das causas da redução de 5,2%, na comparação com janeiro de 2014, da produção industrial em janeiro de 2015. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados contrastam com o crescimento, de 2%, da produção industrial brasileira, em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2014. O avanço interrompeu a sequência de dois meses consecutivos de queda no resultado: -3,2% em dezembro e -1,1% em novembro, na série livre de influência sazonal.

A queda da produção industrial, levando-se em consideração a comparação do período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, não se deveu apenas à redução de 18,2% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias.


Houve também os seguintes fatores que contribuíram para a queda: coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que tiveram a produção reduzida em 6,1%; equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, cuja produção caiu 23,2%; máquinas e equipamentos (-10,9%); produtos químicos (-7,1%); produtos alimentícios (-2,7%); produtos de metal (-10,2%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-14,5%).

No que se refere à redução da produção de veiculos automotores, a queda ocorreu devido ao decréscimo na produção de aproximadamente 81% dos produtos investigados no setor, especialmente automóveis, caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, carrocerias para caminhões, reboques e semirreboques e autopeças.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
Jose Luciano Muniz Lima 05/03/2015 07:17
Um país que tem a economia industrial baseada na fabricação de automóveis, mostra-se que é quartomundista.
Marconi Costa Gomes Gomes 04/03/2015 17:25
Em lugar nenhum do mundo se compra carros todos os anos a industria e que agora vai ter que se adequar e governo se existe tem de criar formulas para alimentar economia.
Marconi Costa Gomes Gomes 04/03/2015 17:23
O povo brasileiros vai passar 3anos comprando carro. A produção tem que se adequar aos consumidores. Ninguém compra carri todo ano.
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google