ATÉ 2018 04/09/2014 - 18h13

Veículos do Mercosul terão placas unificadas

A proposta procura seguir um padrão similar ao europeu, mas com os limites de códigos de cada nação, as combinações ainda não foram determinadas
Divulgação
O padrão de desenho não foi definido, mas simulações tentam se aproximar do modelo europeu
Compartilhar

Representantes de cada país do Mercosul - bloco econômico da América do Sul composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela - se reuniram pela sexta vez em Buenos Aires, na Argentina, para definir a proposta de uma placa única de identificação para seus veículos.

Até 2018, o modelo de chapa com identificações do padrão deve estampar 100 milhões de veículos. A unificação tem como principais argumentos a segurança jurídica dos deslocamentos fora do país e a facilitação pelo livre deslocamento entre fronteiras dos países-membros do bloco.

"A decisão de adotar um padrão para os veículos da região representaria um avanço no processo de consolidação do Mercosul como um espaço de interesses comuns na América do Sul", afirmou Julio Alak, ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina.

O projeto de unificação de placas foi anunciado em 2012 e a ideia é começar a padronização pelos veículos de carga e passageiros (caminhões e ônibus) para depois iniciar o emplacamento dos carros de passeio.

Além de uma sequência de letras e números, carros e utilitários serão identificados por bandeiras e siglas da respectiva nação.

A partir de 2016, a proposta pode se tornar obrigatória em todos os carros que venham a ser licenciados nos referidos países. Entretanto, a proposta ainda depende de mais aprovações.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online



Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google