MAIOR POR DENTRO DO QUE POR FORA 21/08/2014 - 17h28

Primeiro Mini fabricado completa 55 anos

Conhecido popularmente como Mini, o Austin Seven foi projetado por Alec Issigonis e saiu da montadora no dia 18 de agosto de 1959 para circular pela primeira vez nas ruas
divulgação
O minicarro contava com apenas 3,05 metros de comprimento e pesava menos de 585 kg, fatores que o ajudaram a ser um dos mais econômicos da história do automóvel
Compartilhar

A última segunda-feira, 18, marcou os 55 anos desde que a montadora britânica Austin & Morris apresentou o Mini à opinião pública.

O novo modelo de carro, com um motor de 34,5 cv, desenvolvia velocidades de até 115 km/h e ficou famoso por vencer ralis na década de 1960.

Além de surpreender pelo pequeno tamanho, o carro se misturaria, ainda, à toda a efervescência dos anos 60, virando um símbolo da juventude da época.

Ao deixar a linha de montagem da fábrica inglesa, em Longbridge, o Mini ganhou as ruas, agradando a todos os públicos. De acordo com o jornalista especializado alemão, Dieter Günther, diferente dos carros compactos da época, "o Mini era chique, tinha classe, agradava tanto à esposa de um banqueiro quanto ao operário; ele proporcionava um verdadeiro prazer de dirigir".

Ele não seguia influência dos carros compactos anteriores, e desfilava diferente, com apenas três metros de comprimento, motor transversal na frente e tração dianteira, dispensando um túnel de transmissão mais volumoso.

O esboço do Austin Seven foi feito pelo grego, Alec Issigonis, num guardanapo. Seu nascimento foi desde o início planejado para atender uma importante necessidade do Reino Unido de economizar combustível durante a crise do Canal de Suez.

O minicarro compacto e econômico virou cult, rendendo, inclusive, ao seu idealizador o título de Sir.

Apenas no primeiro ano de produção, foram vendidas cerca de 20 mil unidades do Mini, custando menos de 500 libras esterlinas. Era um carro acessível a todas as classes sociais e tornou-se um sucesso de vendas. Figuras ilustres como o Beatle Ringo Starr e a atriz Diana Rigg eram clientes dispostos a comprá-lo.

 

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google