ÁFRICA DO SUL 12/07/2014 - 00h30

Porta de entrada para o mercado africano

Maior economia do continente africano, a África do Sul oferece ambiente favorável para empresas que se instalem no continente
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16604, 'email': 'brunocabral@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno Cabral'}
Bruno Cabral brunocabral@opovo.com.br
MARCELLO CASAL JR./ABR
Desigualdades sociais na África do Sul ainda é uma realidade
Compartilhar

Sede da última Cúpula do Brics, realizada em março de 2013 em Durban, e da última Copa do Mundo de Futebol, em 2010, a África do Sul foi o último país a ingressar no agrupamento, em 2011. Foi quando a sigla Bric ganhou o “s” no final. Apesar de ser a menor economia entre os demais integrantes (Brasil, Rússia, Índia e China), a África do Sul tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da África e é o único país do continente membro do Grupo dos 20.

“A definição estratégica da África do Sul para participar do agrupamento foi muito mais geopolítica do que econômica, considerando que o Brics é uma associação mais econômica”, avalia o presidente do Instituto Brasil África e consultor internacional, João Bosco Monte.

“Quando o então presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, convidou a África do Sul, foi porque ela tinha uma relevância politica no continente, já que a sua importância econômica era e é irrelevante frente aos demais países”.

Com um setor de serviços desenvolvido, ambiente seguro para investidores, maior produtor e consumidor de energia do continente, e oferecer boa infraestrutura logística, se comparada aos seus vizinhos, a África do Sul pode ser a porta de entrada para os países do Brics. Para Bosco Monte esses fatores são atraentes para as empresas brasileiras.

No entanto, o superintendente do Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN), Eduardo Bezerra, diz que apesar de já existir acordo comercial entre Brasil e África do Sul, as relações entre os dois países não cresceram na velocidade que se esperava. Mas Bezerra acredita que esse cenário possa mudar após a reunião da próxima semana.

“A África do Sul convidou outros 16 países africanos para comparecerem a reunião de Fortaleza, para negociarem aqui”, ele diz. “Só se faz comércio cara a cara. Então a reunião do Brics vai ser uma grande oportunidade”

Apesar de a África do Sul proporcionar vantagens econômicas para entrar no mercado africano, Bosco Monte, ressalta que o ingresso do país no Brics não significa que os demais membros terão facilidade em explorar o potencial de comercial do continente, que tem 54 países e mais de 1 bilhão de habitantes.

Em 2013, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) inaugurou seu primeiro escritório na África, em Johanesburgo, na África do Sul. “Simbolicamente, a sede ser lá demonstra que há uma preocupação do Brasil com o continente”.

NÚMEROS
Exportações do Ceará para a África do Sul em 2013 US$ 5,2 milhões

Quanto o Brasil importou da África do Sul em 2013 US$ 1,6 bilhão

Programação do evento
VI Cúpula dos Brics no Centro de Eventos

Segunda-feira, 14
14 horas: Reunião de ministros e presidentes de bancos centrais

Terça-feira, 15
A partir das 10h: chegada de chefes de estado

Das 10h às 10h30min: Dilma Rousseff cumprimenta chefes de estado

10h30min: primeira cessão de trabalho da cúpula

12h30: foto oficial

Almoço

15h: assinatura de atos, seguidos de discursos dos chefes de estado

16h: show cultural

18h: partida para Brasília

Encontro empresarial dos Brics

Segunda-feira, 14
14h: abertura

Das 14h às 18h20min: foro empresarial

Das 14h às 16h: palestra perspectivas Econômicas Integração Econômica: desafios para o crescimento sustentável

Das 16h15min às 17h30min: palestra: Perspectivas de Integração Comércio, investimento, fluxo de pessoas e regulação

17h45 min: encerramento

 

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google