24/08/2016 - 04h50

PIB alemão cresce 0,4% no 2º trimestre e aponta desaceleração

notícia 0 comentários

A economia da Alemanha desacelerou no segundo trimestre, à medida que os investimentos caíram após um forte início de ano.

Dados da agência de estatísticas do país, a Destatis, mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão teve expansão de 0,4% entre abril e junho ante os três meses anteriores, considerando-se ajustes sazonais, o que se traduz numa taxa de crescimento anualizada de 1,7%.

O resultado marca uma significativa desaceleração. No primeiro trimestre, o PIB da maior economia da Europa cresceu em ritmo mais forte, de 0,7%, ante os últimos três meses de 2015.

Em relação a igual período do ano passado, o PIB da Alemanha avançou 1,8% no trimestre até junho.

Os números do PIB vieram em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e confirmaram estimativas preliminares divulgadas no último dia 12.

A Destatis detalhou que os gastos em construção recuaram 1,6% no segundo trimestre ante o primeiro, enquanto os investimentos em maquinário e equipamentos tiveram queda de 2,4%. As exportações alemãs subiram 1,2% na mesma comparação, mas as importações caíram 0,1%, sinalizando fraqueza nos investimentos domésticos.

Em comunicado à parte, a agência também informou que a Alemanha registrou superávit orçamentário equivalente a 1,2% do PIB no primeiro semestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google