18/08/2016 - 05h20

Banco do Japão deverá voltar a relaxar política monetária, diz assessor de Abe

notícia 0 comentários

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) provavelmente tomará medidas ousadas no próximo mês, afirmou um assessor do primeiro-ministro Shinzo Abe, rechaçando especulação de que o banco central japonês poderia aproveitar uma revisão prevista de sua política para reduzir estímulos monetários.

No fim de julho, o BoJ decepcionou analistas e investidores ao promover ajustes apenas secundários em sua política monetária, mas prometeu que faria uma avaliação abrangente de suas ações na reunião de setembro.

"Independentemente da forma que eles conduzirem a avaliação, já há uma resposta: a política monetária não foi suficientemente relaxada", comentou o assessor, Etsuro Honda, que também é o embaixador japonês para a Suíça.

Se não houver medidas, diz Honda, "as pessoas vão desistir" da ampla política econômica que o governo japonês vem adotando nos últimos três anos e meio para combater a deflação, conhecida como "Abenomics".

Nas últimas semanas, a planejada avaliação da política do BoJ tem gerado especulação sobre a determinação das autoridades japonesas de continuarem estimulando a economia.

A política monetária é uma parte central da plataforma de crescimento do governo Abe, junto com a flexibilização da política fiscal. Fonte: Dow Jones Newswires.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google