17/08/2016 - 15h00

Cetip firma acordo com Platts para aumentar lista de indexadores de derivativos

notícia 0 comentários

A Cetip firmou um acordo com a S&P; Global Platts, fornecedora de informações e preços de referência do mercado de commodities, para ampliar o portfólio de indexadores de derivativos, incluindo de querosene de aviação, petróleo do tipo Brent e minério de ferro.

"Possibilitamos, pela primeira vez no Brasil, o registro de derivativos vinculados aos preços de commodities divulgados pela Platts, que são amplamente utilizados no exterior. Além da flexibilidade propiciada, esses contratos podem diminuir os custos de hedge, uma vez que o usuário final não precisa acessar o mercado externo diretamente", afirma, em nota, Fabio Zenaro, superintendente de Produtos da Cetip.

Para o vice-presidente de canais e alianças estratégicas da S&P; Global Platts, Marc Karstaedt, a volatilidade do mercado aumenta a necessidade de gerenciamento de riscos nos mercados de energia e commodities. A Cetip destaca que antes da parceria, para as empresas obterem esse tipo de proteção, elas precisavam de estruturas no exterior para viabilizar esses contratos ou tinham que recorrer a operações de hedge com mercadorias semelhantes.

Para Luis Kondic, superintendente de Produtos de Tesouraria do Citi Brasil, essa parceria entre a Cetip e a Platts permitirá que o banco expanda sua oferta de derivativos de mercadorias, "agregando novos índices e atendendo seus clientes com soluções locais para o gerenciamento de exposição à variação de preços no mercado internacional".

Além dos indexadores de querosene de aviação, petróleo do tipo Brent e minério de ferro serão disponibilizados os para alumínio e alguns tipos de óleo combustível.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google