17/08/2016 - 13h30

IBGE destaca crescente desocupação de pessoas entre 40 e 59 anos na Pnad

notícia 1 comentários

A taxa de desocupação das pessoas entre 40 e 59 anos aumentou 43,2%, o equivalente a 1,9 pontos porcentuais (pp), entre o segundo trimestre de 2015 e o segundo trimestre de 2016. Essa alta pode ajudar a explicar o crescimento do desemprego também em grupos de faixas etárias diferentes. A análise foi feita pelo coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, durante a divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Segundo a explicação de Azeredo, o grupo de pessoas entre 40 e 59 anos abriga chefes de famílias que, ao perderem o emprego, impulsionam outros membros da família a buscarem trabalho. "Quando o pai perde o emprego, ele carrega parte dessa família para a taxa de desocupação", afirma. Simultaneamente, a taxa de desocupação entre pessoas de 14 a 17 anos cresceu 58,6% (14,3 pp) na comparação anual, o que pode exemplificar essa relação.

Entre jovens de 18 a 24 anos, a taxa aumentou 31,7% (5,9 pp). A alta pode estar associada às dificuldades dos jovens e recém-formados de entrarem no mercado de trabalho. "Essa população tem dificuldade de se inserir por barreiras como falta de experiência, de qualificação, de informação. Em um momento recessivo os primeiros a serem preteridos são os jovens. Vai se priorizar os mais qualificados e experientes", afirma Azeredo.

O grupo de pessoas entre 25 e 39 anos registrou aumento de 31,6% (2,5 pp) na comparação anual, enquanto o grupo de pessoas com 60 anos ou mais teve alta de 15,4% (0,4 pp).

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Edvaldo Gomes 18/08/2016 10:41
E é justamente essa faixa de idade que será mais prejudicada pelas medidas do canalha Temer. Como uma pessoa nessa idade, na maioria sem qualificação, vai conseguir emprego pra continuar contribuindo até completar 65 ou 70 anos....só na cabeça desses neoliberais f/d/p!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google