15/08/2016 - 09h20

Regras de regulação dos EUA podem desvalorizar mais o yuan ante o dólar

notícia 0 comentários

O yuan se desvalorizou ante o dólar neste ano e agora mudanças iminentes na maneira como os Estados Unidos regulam os fundos de mercado cambial elevam a pressão para baixo sobre a moeda da China. Isso ocorre por causa do efeito que as regulações têm sobre a taxa interbancária oferecida em Londres, a Libor, que mede o custo do empréstimo interbancário no curto prazo.

A taba Libor de 3 meses para o dólar tem subido fortemente desde agosto e desde então se mantido em níveis não vistos desde 2009, quando a confiança entre os bancos caiu durante a crise financeira global. Na sexta-feira, a taxa estava em 0,81825%, a mais alta desde maio de 2009, segundo a Reuters.

Analistas disseram que a recente alta na Libor ocorre graças a novas regulações dos EUA, que devem tornar menos atrativa para os fundos do mercado cambial a manutenção de qualquer dívida não emitida pelo governo. A partir de outubro, os fundos que investem em dívida que não é do governo terão mais dificuldade de receber o dinheiro de volta, no caso de alguma crise, o que os deixa menos propensos a comprar dívidas de empresas, inclusive de bancos. Com isso, os bancos estão tendo que emprestar mais um para o outro, o que puxa a Libor para cima.

As companhias chinesas emprestam fortemente em dólares e esses negócios são muitas vezes muito vinculados à Libor. Recentemente, porém, as empresas da China têm se apressado para saldar os empréstimos denominados em dólar, já que o custo de serviço dessa dívida aumentou com a alta da Libor. Isso requer a troca de yuans por dólares, o que deve enfraquecer mais a moeda da China ante o dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google